11

Nunca tinha parado para me perguntar isso, e me parece bem óbvia a resposta, porém queria saber se existe alguma diferença entre:

“A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.”

e

“A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”.

Quando devemos empregar um ou o outro caso?

Porque esses dias quando estava escrevendo uma citação, me pareceu meio sem sentido escrever:

"xxxxxx.".

E ainda me parece ser o mesmo caso de:

(xxxxx.).

3

2 Answers 2

12

Inicio a resposta com exemplos:

Citações, palavras irônicas ou enfatizadas, estrangeirismos:

• Ele é um verdadeiro "expert".
  • Você recebeu o meu "feedback"?
  • Conforme dizia Descartes: "Penso, logo existo". (em citações ." também é aceito - vide regras abaixo)
  • Ele disse "não".

Transcrições:

• "Mas a saudade é isto mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas." (Machado de Assis, Dom Casmurro)
  • "Há três espécies de mulheres neste mundo: a mulher que se admira, a mulher que se deseja e a mulher que se ama." (Almeida Garrett)
  • "Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais." (Alexandre Herculano)

EXPLICAÇÃO - O uso da pontuação ao lado de aspas

• Se a citação inicia e encerra o parágrafo, o ponto final é colocado antes das aspas.

ex - “Não vou admitir votos contra uma questão fechada do partido.”

• Quando a citação não inicia, mas encerra o parágrafo, o ponto final fecha depois das aspas.

ex - Na opinião do senador, “é imperiosa a aprovação da reforma fiscal”.

Observação: se houver dois-pontos antes da citação e o trecho citado termina com ponto, a pontuação final pode ficar antes ou depois das aspas:

O ministro disse à comissão: “Se todos estão de acordo, apresentarei o relatório na próxima reunião”.

O ministro disse à comissão: “Se todos estão de acordo, apresentarei o relatório na próxima reunião.”

• Quando há citação dentro da citação, usam-se aspas simples.

“O presidente da República garantiu ‘uma solução negociada para o conflito’, porém todos sabemos que ele é um demagogo.”

• Quando a pausa coincide com o final da expressão ou sentença que se acha entre aspas, coloca-se o sinal de pontuação depois delas, se encerram uma parte da proposição.

“Este é o orçamento de que dispomos”, afirmou o líder do partido governista.

4
  • 2
    Em outras palavras: se o sinal de pontuação faz parte da citação, deve ir dentro das aspas. Caso contrário, fora das aspas.
    – Ramon Melo
    Dec 17, 2016 at 10:11
  • Isto é muito análogo à pontuação com parênteses.
    – Jacinto
    Dec 17, 2016 at 11:47
  • O link apodreceu. :(
    – ANeves
    Nov 30, 2018 at 12:46
  • @ANeves É, acontece às vezes. Já coloquei outro.
    – Centaurus
    Nov 30, 2018 at 15:23
-2

Bem, até onde se tem conhecimento seriam fora das aspas, mas, se estiver citando algo de um autor, ou um trecho de livro, aí é dentro o ponto.

2
  • 5
    Olá Maria, tudo bem? O objetivo aqui é criar também um conteúdo com referências e explicações, não apenas um ponto de vista com falta de algum embasamento. Poderias melhorar a tua resposta levando em conta esses aspectos?
    – Peixoto
    Mar 15, 2019 at 8:49
  • 2
    Oi Maria, por favor, não pense que nossa comunidade não é acolhedora - muito pelo contrário, ela ainda precisa crescer e novos contribuintes são muito valorizados. Os comentários negativos que suas respostas tiveram até agora têm como objetivo apenas guiar novos participantes e garantir que as regras do site (como as que exigem respostas autocontidas e embasadas/com referências) sejam respeitadas.
    – stafusa
    Mar 15, 2019 at 12:20

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.