11

Um dos meus professores sempre encerra os emails com '[]s' .

O que significa isso? Seria um "Insira aqui a despedida que achar mais apropriada"?

8
  • 3
    [] é um abraço. []s é abraços.
    – Jorge B.
    Dec 14, 2016 at 19:59
  • Não exatamente uma pergunta (e uma resposta) sobre língua portuguesa, uma vez que tais símbolos são usados em várias línguas. São símbolos universais.
    – Centaurus
    Dec 14, 2016 at 23:11
  • 4
    Símbolos de pontuação também são usados em várias línguas e são universais. Uma vez também são usados na comunicação em português não vejo porque não se possa perguntar a respeito. Além de que, se alguém não faz ideia do que se trata isso, e encontrou numa mensagem em português, nada mais justo de procurar num site sobre português.
    – carla
    Dec 14, 2016 at 23:36
  • 1
    "Fora de escopo"... o nosso Jorge foi assimilado! :(
    – ANeves
    Dec 15, 2016 at 2:03
  • 1
    @Centaurus acho que é ao contrário - que uma vez fechada, ela não pode receber novas respostas: 1. esta tem respostas e pode-se votar nela para fechar; e 2. perguntas fechadas e com respostas.
    – ANeves
    Dec 15, 2016 at 2:15

2 Answers 2

14

É linguagem de Internet, pictogramas modernos:

• [] são abraços - duas pessoas vistas de cima, aproximando-se de braços abertos;
  • *** são beijos - cada um dos asteriscos é uns lábios franzidos num beijo;
  • o/ é um cumprimento, normalmente uma despedida - uma cabeça e um braço levantado;
  • ^_^ é um sorriso - os acentos circunflexos são olhos franzidos sorridentes, e o underscore uma boca;
  • etc.

Os "smilies" (emoticons) são a faceta mais reconhecida disto.

4
  • 2
    Não exatamente uma pergunta (e uma resposta) sobre língua portuguesa, uma vez que tais símbolos são usados em várias línguas. São símbolos universais.
    – Centaurus
    Dec 14, 2016 at 23:10
  • 1
    Não conhecia essa onda minimalista de emoticons (o/ e ^_^ eu conhecia)...pra mim 'o[ ]o' faria mais sentido, embora ambos sejam horríveis, na minha opinião.
    – carla
    Dec 14, 2016 at 23:30
  • 1
    ANeves, sabe se são todos da mesma época? []s eu usava já em meados dos anos 1990..
    – bfavaretto
    Dec 16, 2016 at 20:34
  • 1
    @bfavaretto não sei, não... este meu conhecimento é empírico, e eu só comecei a usar web por volta de 2000.
    – ANeves
    Dec 18, 2016 at 0:18
1

Isso é bastante usado entre programadores

Os simbolos [] são chamados brackets ou "braços"

Por isso []s seria como mandar abraços assim como os brackets "abraçam" uma lista de itens, por exemplo.

var cesta = [banana, maçã, laranja];

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.