2

Seguidamente leio textos técnicos e acadêmicos com qualquer destas expressões e sem distinção ao emprego, muitas vezes escritas no mesmo texto e tratadas como sinônimos. Isso me causa um certo desconforto, talvez por ignorância minha, mas enfim. Tratando-se de textos produzidos pela academia, gostaria de saber em que casos devo, ou não, aplicar/empregar as expressões:

• Pesquisa acadêmica
  • Estudo acadêmico
  • Trabalho acadêmico
  • Pode adicionar alguns exemplos? Dependendo da situação, podem ser sinônimos mesmo. – Ramon Melo Dec 12 '16 at 21:12
  • @Ramon A tua proposta de edição foi automaticamente anulada quando eu me acabei a minha primeiro. Eu ainda a conseguir ver, e creio que tinhas alterado algumas coisas que eu não alterei. Volta a editar se achares que vale pena (eu faço sempre edições minimalistas). – Jacinto Dec 12 '16 at 21:19
  • @Jacinto Agradeço a consideração, mas acho que a sua edição alcançou exatamente o que a minha buscava. A pergunta está bem mais clara agora. – Ramon Melo Dec 12 '16 at 21:34
  • 1
    Embora a pergunta não seja a mesma, encontrarás aqui portuguese.stackexchange.com/questions/3834/… várias respostas para a tua pergunta. – Centaurus Dec 12 '16 at 22:17
  • Jean, na minha primeira leitura pensei que a pergunta era acerca pesuisa/estudo/trabalho para referir o próprio texto (e.g. este trabalho está organizado do seguinte modo: na secção 1 explica-se a metodologia; na secção 2...); mas lendo de novo, já não sei se não te referes à própria pesquisa por detrás do texto (e.g. nesta pesquisa inquiriram-se 500 pessoas em três cidades...). É importante esclareceres isto, talvez com exemplos reais, como sugere o Ramon. Caso contrário a pergunta fica demasiado vaga e abrangente. – Jacinto Dec 13 '16 at 8:16
2

Podem ser sinônimos, mas cada uma remete a situações diferentes:

• Pesquisa acadêmica - Soa mais formal, remete a idéia de um processo mais complexo, envolvendo diversos grupos ou pessoas.

• Estudo acadêmico - Menos formal. Idem ao caso anterior, mas sem tanta importância atribuída. Dá a impressão que uma única pessoa está envolvida.

• Trabalho acadêmico - Menos formal que as anteriores, dá a impressão de que alguns alunos/estudantes estão fazendo um simples trabalho.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.