Em todo o estado do Rio de Janeiro a letra "d", quando seguida de "i", é pronunciada como /dʒ/ por cem por cento da população. No entanto, observo com relativa frequência a pronúncia /d/ em não-nativos do estado. Como por exemplo nas seguintes palavras: escondido, diagrama, diário, assim como nos exemplos que cito a seguir.
Há alguns dias, conversando com uma turista proveniente de Campina Grande, Paraíba, chamou-me a atenção a sua pronúncia das palavras "tadinho" (/ta.'di.ɲo/) e "todinho" (/to.'di.ɲo/) e.g. "Tadinho, ele se molhou todinho!', ditas com forte sotaque nordestino.
Ouvindo músicas, também reparei em uma banda do exército do estado de São Paulo pronunciando /d/ em 1'01" e em 2'99" da Canção do Soldado ("se a pátria amada for um dia ultrajada, lutaremos com valor") Chama a atenção também a pronúncia tipicamente paulista de "torrão" em 1'19" como se fora um só "r").
Em Portugal, em minhas incursões turísticas, percebi apenas a forma /d/ mas não tão marcante quanto a que ouvi da jovem paraibana ao dizer "todinho molhado".
Minha pergunta então é a seguinte: alguém é capaz de fornecer um mapa escrito, mesmo que impreciso, de em que locais a letra "d", seguida de "i", é pronunciada /d/ e /dʒ/ no Brasil e em Portugal?