18

Refiro-me aos funcionários auxiliares. Em Portugal conhecemo-los sobretudo das escolas e universidades (Priberam 9), onde fazem tudo o que não é docência nem administração; no Brasil executam todo o tipo de tarefas adjuvantes em escritórios (Aulete 9).

Mas por que carga de água têm eles esse nome? O Houaiss só me diz que a palavra vem do latim continuus,a,um, e que o sentido ‘funcionário’ é anterior 1982. Pergunto-me se terão trocado os algarismos e queriam dizer 1892. Já no 1890 Fialho de Almeida os mencionava n’Os Gatos (4ª edição, 2.º volume, 1921, p. 147; ênfase minha):

Imagine-se que genero d’educadores elles [prefeitos em colégios internos] seriam, vindos dos regimentos da guarnição de Lisboa, ou recrutados entre os continuos e os porteiros d’escriptorio despedidos!

Portanto o que eu quero saber é: quando é que aparece e donde vem este uso da palavra?

12
  • 4
    Jacinto, no Brasil o contínuo corresponde ao "office-boy" e os dois termos são usados, embora um contínuo possa ter 40 ou 50 anos de idade. De um modo geral os contínuos fazem de tudo o que é serviço braçal (trocar uma lâmpada, mover um computador de lugar, etc) e serviço externo para uma empresa. Já o auxiliar de escritório costuma fazer seu serviço sentado a uma escrivaninha, escrevendo ou teclando em um computador.
    – Centaurus
    Dec 5, 2016 at 23:07
  • 2
    @Centaurus "Auxiliar de escritório" é um termo guarda-chuva para facilitar o trabalho do departamento de recursos humanos. Muitos auxiliares de escritório são sim contínuos, fazendo serviços como entrega de correspondências, operação de fotocopiadoras, pagamentos de contas, entre outros.
    – Ramon Melo
    Dec 6, 2016 at 12:38
  • 1
    @RamonMelo Entre o que deveriam ser as atribuições de um profissional e o que ele realmente faz há, por vezes, uma grande distância. Auxiliar de escritório não é um termo guarda-chuva. Talvez você se refira a "auxiliar de serviços gerais". Esse sim é um termo genérico e o indivíduo é designado para fazer qualquer coisa que uma pessoa normal, com pouca instrução, saiba fazer (varrer, trocar lâmpadas, tirar o pó, jogar o lixo fora, trazer material do almoxarifado, e até mesmo algum serviço externo.) São atribuições semelhantes às do contínuo ou do office-boy.
    – Centaurus
    Dec 6, 2016 at 16:18
  • 3
    @Centaurus De fato. Uma busca nos classificados de empregos mostrou atribuições diferentes das que eu imaginava a princípio. Mea culpa.
    – Ramon Melo
    Dec 6, 2016 at 17:22
  • 3
    Contínuo neste aspecto vem de continência (sempre às ordens). Chama-se contínuo porque, sendo o empregado subalterno, aquele em que todos mandam, a todos obedece ato contínuo e imediato.
    – tony
    May 12, 2017 at 15:55

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Browse other questions tagged or ask your own question.