Já temos a pergunta Quando usar “demais” e “de mais?” mas e no caso de «ser bom» é "ser bom demais", "ser bom de mais" ou dá os dois dependendo do que se quer dizer?
Esta minha duvida apareceu quando vi este vídeo.
Já temos a pergunta Quando usar “demais” e “de mais?” mas e no caso de «ser bom» é "ser bom demais", "ser bom de mais" ou dá os dois dependendo do que se quer dizer?
Esta minha duvida apareceu quando vi este vídeo.
Morfologicamente falando (em PT-pt):
demais: pronome ou determinante demonstrativo (equivalente a "outros", "restantes", etc.); advérbio de modo (o mesmo que "demasiadamente)"; advérbio conectivo (equivalente a "para além disso").
de mais: locução adverbial com o valor de quantidade (substituível por um qualquer quantificador a meu ver como "bastantes" por exemplo)
No vídeo parecem apenas reconhecer demais como advérbio conectivo ou pronome, o que é errado. No caso específico de bom demais/de mais parece ter um valor de intensidade mais relacionado com o demais (em demasia) do que de quantidade mais relacionado com o de mais.
Desconhecendo qualquer significado idiomático da expressão de mais, arriscaria, portanto, a dizer que a RTP está errada e que o correto seria "Bom demais".
Não vejo como "de mais" possa ser usado após o adjetivo "bom". Estaria alguém querendo dizer "bom em excesso" ao invés de "muito bom"?
O contrário de "de mais" é "de menos"
Já o contrário de "bom de mais" seria "bom de menos" e não faria sentido.
Em pt-BR dizemos "bom demais" que significa "muito bom", como em
Por outro lado, pode ser que em determinado contexto as palavras "bom", "de", "mais" venham exatamente nessa ordem sem que constituam uma unidade semântica.
Acho que a rtp está errada. O correto é bom demais. De mais e de menos são sinais.