3

Um besnico é um miúdo:

[1] [Informal] Criança pequena. = MIÚDO

• A palavra "besnico" pode ser usada no feminino?

Não encontro indicações nesse sentido em dicionário nenhum...

As palavras semelhantes "garoto" e "miúdo" podem ser usadas no feminino: "garota" e "miúda".
E quanto a "besnico"?

[1]: "besnico", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://priberam.pt/dlpo/besnico [consultado em 21-11-2016].

6
  • Única coisa que encontrei sobre isso: books.google.com.br/…
    – eightShirt
    Commented Nov 21, 2016 at 2:23
  • miúdo, besnico, puto, putinho, nada disso é usado por aqui. (RJ, Brasil) Os miúdos que conheço são de galinha. E não são os filhotes.
    – Centaurus
    Commented Nov 21, 2016 at 12:26
  • 1
    em pt-BR miúdos = órgãos internos de animais quando usados na culinária; besnico = nunca ouvi; puto = fulano ou palavrão; putinho = palavrão Commented Nov 21, 2016 at 13:46
  • @AndréLyra Sim, em pt-PT também temos miúdos de galinha, os órgãos internos. E puto (=criança) excecionalmente não tem feminino, por causa de "puta" ter uma carga negativa muito grande (prostituta) - e por isso não incluí esta palavra nos exemplos da pergunta.
    – ANeves
    Commented Nov 21, 2016 at 14:42
  • 1
    Para o sul do Brasil valem os mesmos comentários do @Centaurus.
    – eightShirt
    Commented Nov 21, 2016 at 15:49

1 Answer 1

2

Já se encontra besnica na net. Mas a palavra é rara e provavelmente recente. Por isso não a econtras nos dicionários: os dicionários só registam uma palavra depois do pessoal começar a usá-la. Mas para teres a certeza que uma forma feminina não está num dicionário online, tens de a procurar diretamente. Por exemplo em garoto (Priberam) também não se diz nada acerca da forma feminina; mas encontra-la se procurares diretamente garota (Priberam). Mas de facto se procurares besnica, o Priberam responde com «palavra não encontrada».

Eu sempre achei que besnico enquanto ‘criança’ era usado figuradamente. Até porque também se ouve chamar às crianças pequenas besnico de gente. Nunca me preocupei em saber qual seria o sentido primário de besnico, e os dicionários dizem apenas que significa ‘garoto’ e ‘criança’. Mas encontrei esta Revista de Portugal de 1966 que diz que significa ‘pedacinho’:

BESNICO—Pedacinho. «Tirou um besnico para o prato», serviu-se de pouca porção de comida.

Então besnico parece ser originalmente um substantivo masculino, sem versão feminina, e é por isso que nós ouvimos sobretudo besnico mesmo quando falando de meninas. Agora nada nos impede de inovar e dizer besnica. Foi o que sucedeu com pimpolho e pimpolha. Originalmente pimpolho (Aulete) era apenas um broto de videira. Depois começou a chamar-se pimpolho às crianças; e naturalmente o pessoal criou a versão feminina pimpolha, que agora é muito comum.

E na verdade, embora pouco comum, já se encontra besnica. Por exemplo, neste blogue da espiga (2009) encontramos (ênfase minha):

O meu besnico de gente surpreendeu-me este fim-de-semana com novas palavras: có-ân (collant), bigo (umbigo), meia e mó-a (mola). Esta última tem uma história engraçada. Imagino o que se terá passado na cabeça da besnica enquanto conversava ontem ao colo da sua mãe, as duas à janela, com a roupa a secar na corda.

4
  • Jacinto mas há que ter cuidado, garota no Brasil pode ser outra coisa... Assim como "o puto" só pode ser usado no masculino. Quanto a besnico não sei, nem sequer conheço a palavra.
    – Jorge B.
    Commented Nov 23, 2016 at 13:48
  • @JorgeB. Isso é como tudo. Em Portugal, meninas também pode ser outra coisa. Eu já tinha ouvido besnico e besnico de gente, que, descobri agora, vem a ser pedacinho de gente.
    – Jacinto
    Commented Nov 23, 2016 at 13:57
  • 1
    Jacinto será que "nico de gente" ou "arranja-me um niquinho" vem de besnico?
    – Jorge B.
    Commented Nov 23, 2016 at 14:23
  • @JorgeB. Olha, nico de gente não conhecia eu! Nem nico sequer; só niquinho; é possível que tenham origem comum, sim.
    – Jacinto
    Commented Nov 23, 2016 at 15:37

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.