14

Quando vamos escrever um ofício ou um memorando, após o cabeçalho, destinatário e vocativo, com qual é mais comum iniciar o texto?

Com:

Vimos por meio deste (...).

ou com:

Venho por meio deste (...).

Devemos usar Vimos ou Venho? Qual é a forma correta?

6
  • 4
    Pergunta interessante. Mas vale notar que, ao menos no Brasil, essa expressão é cada vez menos utilizada, mesmo em documentos formais. Simplesmente porque ela é desnecessária (você não vem literalmente pela carta/memorando, e é muito óbvio que você usa a carta/memorando para comunicar o que quer que esteja comunicando). Assim, muitos profissionais e estudiosos de comunicação, recomendam não usar esse tipo de expressão para iniciar uma comunicação. Jul 16, 2015 at 11:58
  • Então começamos como @LuizVieira?
    – Jorge B.
    Jul 16, 2015 at 12:52
  • 3
    @JorgeB. Acho que vai depender bastante do contexto, mas pode ser direto ao ponto: "Solicito...", "Informo...". Ou também uma introdução para dar contexto, tipo "O PL é um site de Q&A... Recomendo sua inclusão na lista de..."
    – Molx
    Jul 16, 2015 at 13:04
  • 2
    @JorgeB. Exatamente como o colega Molx falou. Ao invés de usar "Vimos por meio desta informar que...", prefere-se utilizar "Informamos que...". Jul 16, 2015 at 13:28
  • 2
    Na minha humilde opnião. A forma singular se refere a você. Quando você está representando uma empresa, instituição ou coletividade você deveria usar o plural.
    – jean
    Oct 30, 2015 at 12:39

4 Answers 4

16

As duas formas são corretas, depende é de quem está "a escrever" (remetente) o ofício ou memorando. Se for por exemplo uma empresa usamos o "Vimos por meio deste..." porquê se refere a empresa (Nós):

Vimos (Nós empresa) por meio deste...

No caso de ser eu a escrever em meu próprio nome usa-se "Venho por meio deste":

Venho (eu) por meio deste...

3
  • 2
    Escrever "usa-mos" é um erro crasso.
    – E_net4
    Jul 16, 2015 at 13:29
  • @E_net4 tem toda a razão. Por isso eu fiz esta pergunta Quando usar Darmos/ dar-mos/ darmo-nos/ damos /dá-mos?
    – Jorge B.
    Jul 16, 2015 at 13:32
  • Embora seja correto, o uso de "vir por meio deste" está caindo em desuso por ser desnecessariamente formal e servir somente para "inchar" a carta. Atualmente (pelo menos no Brasil) se usa muito mais informar / comunicar / solicitar ("Informamos que..." / "Comunico que...", etc.) Aug 16, 2019 at 7:02
5

Essa decisão depende do número gramatical do emissor. Normalmente existe numa identificação dos intervenientes no fim do documento, com uma assinatura. Se este foi redigido por mais do que uma pessoa, as frases deverão tomar a pessoa "nós", no plural. Se uma pessoa está a publicar em nome de várias pessoas, também poderá usar o plural, desde que se dê a entender que as restantes concordam com a mensagem. Nos restantes casos, mesmo havendo uma pessoa que fala por uma entidade coletiva, o singular é o mais adequado. O exemplo a seguir é de uma simples carta, mas um ofício ou memorando pode seguir o mesmo molde (exibe entidades fictícias):

Venho por este meio informar que a sua pergunta a Álvaro Campos foi remetida. Deverá aguardar entre dois a três dias úteis pela sua resposta.

Os melhores cumprimentos,

O Secretário da Comissão de heterónimos Fernando Pessoa,

Ricardo Reis

A mesma lógica é imposta independentemente dos verbos utilizados no texto. O redator poderá optar ainda por reduzir o número de ocorrências de indicação do sujeito através da forma passiva, o que é feito frequentemente em artigos científicos e outros documentos formais.

-1

As duas formas estão corretas, depende do remetente, a grande confusão é por serem formas conjugadas dos verbos (ver e vir), mas conjugadas em tempos verbais diferentes.

1
  • Bruno, bem-vindo à comunidade. Achas mesmo que alguém vai pensar que vimos em vimos por meio deste ofício solicitar [qualquer coisa] é conjugação do verbo ver?
    – Jacinto
    Aug 17, 2019 at 18:02
-3

Exemplo:

Boa tarde! D. Luísa,

Venho através deste email solicitar o agendamento para quinta-feira, dia 23/05/2019 ás 14:00 horas, para sra. Geane Santos, sindica, validar o certificado digital do Condomínio Mares de Piata.

Informo que a Sra. Geane, nos lê em copia.

Atenciosamente,

2
  • 2
    E porquê "venho" e não "vimos"?
    – Jacinto
    May 21, 2019 at 19:16
  • 1
    Para a resposta ficar minimamente sólida, convinha explicar. No mínimo, explicar o porquê de usar uma forma e não a outra.
    – ANeves
    Jun 28, 2019 at 11:14

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.