4

Para a maior parte do pessoal, a ferramenta na figura abaixo é simplesmente uma , tal como o era para mim antes de responder a esta pergunta sobre o equivalente em português a spade e shovel. Mas na arte aquele tipo de pá é conhecido por (pá) vanga ou pá de corte, como se pode ver no site deste vendedor, donde vem a figura abaixo.

enter image description here

A diferença é que as pás comuns são concebidas para levantar e transportar ou arremessar material, e por isso, além de serem mais largas, ou são abauladas ou têm bordas levantadas para segurar o material; a vanga, pelo contrario, é concebida para cavar, e por isso é mais estreita e direita, para penetrar e cortar o solo facilmente.

Os dicionários genéricos não trazem vanga; trazem pá direita (Aulete) com o mesmo significado , mas este termo parece não ser usado. Encontrei vanga nalguns dicionários especializados, que contudo não explicam donde vem o termo:

Vanga—cut shovel; ferramenta de sapa contruída de ferro, semelhante a uma pá, porém tem a forma laminar e cortante, sendo utilizada para cavar buracos e desbastar barrancos.
(Mauri Adriano Panitz, Dicionário Técnico Português – Inglês, 2003.)

Vanga. Instrumento agrícola, de chapa metálica cortante e cabo longo de madeira, utilizado para fazer cortes verticais no coveamento, na abertura de canais etc.
(Júlio S. I. Souza et al., Enciclopédia Agrícola Brasileira, 1995.)

Pá de corte compreende-se perfeitamente: este tipo de pá serve para cortar o solo. Mas vanga donde vem e quando começou a ser utilizado?

13
  • Por aqui nunca ouvi falar. Mas acho que a palavra vem do italiano. Procede?
    – eightShirt
    Oct 31, 2016 at 1:07
  • @eightShirt Não faço ideia. Investiga isso e escreve-me uma resposta :)
    – Jacinto
    Oct 31, 2016 at 1:08
  • 1
    @eightShirt Não sei se viste a pergunta sobre shovel e spade em português? Estes termos, vanga e pá de corte parecem ser termos relativamente técnicos que o grande público desconhece. Portanto não és nenhuma exceção.
    – Jacinto
    Oct 31, 2016 at 1:12
  • Vi sim. Não encontrei muita coisa. Alguns sites dizem que é uma palavra que vem do latim. Vi que é mais usada no idioma italiano. No caso de pá de corte, pelo menos por aqui, não considero um termo técnico, embora seja um termo mais geral e mais utilizado.
    – eightShirt
    Oct 31, 2016 at 1:40
  • 1
    @eightShirt Procede sim. Vê Dizionario di Italiano (já vem do séc. XIII); Italian - English dictionary (em inglês não há dúvida que a coisa se chama spade); Wikipedia Italiana.
    – Jacinto
    Nov 2, 2016 at 17:48

2 Answers 2

1

Vanga vem do italiano, que significa cavar com uma pá no formato que descreve na pergunta (ou no formato de uma relha). Uma palavra em inglês que encaixa também neste tipo de pá é ploughshare porque remete a espada.

No Google Books (alguns livros contém a referência):

Vanga is a word of Germanic origin which entered Late Latin in south-central Italy as a substitute for the Latin bipalium (Dizionario Etimologico Italiano, ed. C. Batisti and G. Alessio, Vol. V. Florence 1957, p. 3986)

Outra fonte que confirme o Latim Tardio e seu significado, no DIZIONARIO ETIMOLOGICO ONLINE mostra que é campo.

Em sueco campo é äng, em inglês é wong (palavra obsoleta), ambos podem ter relação com a palavra vanga.

Nunca ouvi falar em vanga, somente pá. O anuncio da pá é do Rio Grande do Sul, lá a imigração de europeus, assim como dos italianos, foi grande o suficiente para explicar o uso desta palavra pelo anunciante.

A Tramontina (empresa que fabrica o produto) é de imigrantes italianos e Rio-grandense.

2
  • Obrigado pela resposta. Creio que já não há dúvida que a origem é italiana. Um aspeto secundário: parece-me que vangare é que vem de vanga (o dicionário etimológico que linkas nem tem vangare). Tens ideia de quando é que a palavra começa a ser usada no Brasil? Sabes que na busca avançada do Google Books podes restringir a busca a língua portuguesa; se não, imagino que te apareçam sobretudo coisas em italiano.
    – Jacinto
    Jan 31, 2017 at 10:48
  • Não tenho ideia, muitas palavras são usadas por conta da imigração (indiferente a época) mas desconheço o começo do uso delas.
    – sumitani
    Feb 8, 2017 at 20:15
0

Pá, segundo o dicionário eletrônico Hauaiss da língua portuguesa 3.0 vem do latim:
enter image description here

Nessa mesma linha o Dicionário Etimológico on-line traz a seguinte definição:

Origem da palavra pá

do latim palla, pá, instrumento de ferro, com rebordos laterais, munido de um cabo, que serve para cavar terra.

http://www.dicionarioetimologico.com.br/pa/.

4
  • Mas Lissandra, eu quero saber é a origem de vanga, não de pá. Eu tenho um Houaiss em papel, mas não tem vanga.
    – Jacinto
    Oct 31, 2016 at 13:07
  • Então, nos dicionários etimológicos que consultei em nenhum encontrei tal substantivo.
    – Lissandra
    Oct 31, 2016 at 17:49
  • 1
    No entanto no dicionário digital Aulete < aulete.com.br/vanga> "Vanga" aparece com esta definição: s. f. || (zool.) gênero de pássaros laniádeos de Madagáscar. || Também se dá por vezes este nome ao tamnófilo. Que também não vai ao encontro do que o colega precisa. Quem sabe seja realmente um termo técnico utilizado apenas por quem trabalha no meio agrícola.
    – Lissandra
    Oct 31, 2016 at 17:52
  • Creio que venha do latim "pala". Se fosse "palla" teria derivado em "pala". Nov 3, 2016 at 16:17

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.