9

Em uma situação em que há três níveis de abas em uma tela de programa:

1º nível: Aba Animais
2º nível: Subaba Mamíferos
3º nível: _____ Cães

Como posso denominar esse terceiro nível para citá-lo em um documento, considerando que está dentro de subaba?
Por exemplo:

enter image description here

18
  • Talvez sua pergunta seja mais apropriada ao SE computational science.
    – Centaurus
    Oct 8, 2016 at 1:57
  • Lissandra, Não estou inteiramente seguro de compreender o que são essas abas: isso podia ser um menu? Clicas em Departamento e aparece um outro menu para escolher entre setor 1, setor 2, etc; clicas setor 2 e aparece outro menu com marca X, marca Y, etc.?. Não podes pôr uma figura ou link onde se veja claramente aquilo a que te referes. De qualquer modo substituí o tag para «palavra-para-ideia», que é de facto o que tu pedes.
    – Jacinto
    Oct 8, 2016 at 9:14
  • Subsubaba soa muito mal. Não sei se subaba de setor 2 serve?
    – Jacinto
    Oct 8, 2016 at 9:21
  • 1
    @AndréLyra, a palavra "subaba" é escrita dessa forma, pois segundo recomendação do novo acordo ortográfico da língua portuguesa é eliminado o hífen de palavras compostas pelo prefixo "sub" seguidas de palavras que iniciam com vogais. abril.com.br/reforma-ortografica/hifen.shtml
    – Lissandra
    Oct 10, 2016 at 14:33
  • 1
    Minha opinião subjetiva é que até mesmo "subaba" já não funciona bem. No exemplo que você deu, por que não chamar todas as abas de "abas", simplesmente? Nenhuma repete o nome em níveis diferentes. Se houvesse uma aba "Animais" no terceiro nível, por exemplo, seria necessário distinguir os níveis. Como não tem, você pode simplesmente dizer, em um texto, algo como "clique na aba 'Animais', depois na aba 'Mamíferos' e finalmente na aba 'Cães'." Se isso não funciona, pode nos dar um exemplo concreto do que você quer expressar?
    – brandizzi
    Oct 13, 2016 at 15:06

3 Answers 3

5
+50

Subaba tem de ser relativa a uma aba. Indica que existe uma aba à qual ela "pertence" mas nada indica que nível em termos hierárquicos ela tem.

Usando o conceito do OP de nível, o 3º nível, é também uma subaba, mas da aba que a engloba.

Portanto, o 1º nível é uma aba que têm uma subaba "Mamíferos", que por sua vez tem uma subaba "Cães", e por aí fora. Não terá uma designação que indique que é uma subaba de uma subaba de uma aba "Animais".

3

Como eu não tenho pontos suficientes ainda para comentar a pergunta, eu vou responder por aqui:

Se você for referenciar a ordem de navegação das abas em um documento escrito, eu costumo ver esse nível de identação de menus/abas escritas assim:

(Vá na) Aba Animais > Mamíferos > Cães

Onde o > indica o próximo nível de um elemento similar ao primeiro elemento citado (no caso, a aba). Eu digo isso pois imagino o caso de uma documentação de um software/manual, onde a pessoa tem visão logo de cara de que outras abas aparecem mais abaixo das abas principais, além do que no seu caso, para mim ao menos, seria intuitivo entender essa escrita com >.

Ou então, outra sugestão:

Siga as abas "Animais", "Mamíferos" e (finalmente) "Cães". O "finalmente" é opcional dependendo da profundidade de aninhamento das abas e do estilo de escrita. Nesse caso, você apenas vai listando as várias abas possíveis até chegar na última que for de interesse.

1

Eu diria "aba de terceiro nível".

Se houver dois níveis de abas, diria "aba" e "sub-aba".
Mas havendo mais que dois, diria "aba", "aba de segundo nível", "aba de terceiro nível", etc.

Um pouco como nas secções de documentos.
Havendo dois níveis, eu diria "secção" e "sub-secção".
Mas havendo mais que dois, diria "secção", "secção de segundo nível", "secção de terceiro nível", etc.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.