10

Brazilians have the habit of saying "te amo", however it is said that it's grammatically incorrect.

Why?

Os brasileiros têm o costume de falar "te amo", porém é dito que é gramaticalmente incorreto dizer assim.

Por quê?

12

Não é exatamente incorreto.

"Te" é pronome pessoal do caso oblíquo, no caso, na segunda pessoa do singular. No Brasil, por exemplo, é mais comum usar a terceira pessoa do singular. Portanto, não é totalmente incorreto dizer:

Eu te amo.

É apenas incomum (exceto para alguns estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde a segunda pessoa do singular é usada com frequência). Agora, é incorreto dizer apenas:

Te amo.

Isto porque não se inicia frase com pronome pessoal. Analogamente, é incorreto dizer:

Lhe digo uma coisa.

O correto é:

Digo-lhe uma coisa.

Portanto, se o autor da frase quer omitir o pronome pessoal do caso reto ("eu"), isto é possível, a frase fica correta sendo dita da seguinte forma:

Amo-te.

Aqui tem uma explicação mais aprofundada.

• 3
    Em Portugal usa-se mais dizer amo-te, desejo-te, quero-te. – Jorge B. Jul 16 '15 at 7:56
  • 1
    É incorreto pois a gramática diz que não se inicia frase com pronome oblíquo, mesmo porque este pronome não conjuga verbos. Algum gramático decidiu que o 'Te' de "te amo" torna-se sujeito da frase, acredito. – André Lyra Jun 1 '16 at 18:14

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.