6

A Fundação Calouste Gulbenkian é um mega instituição cultural em Portugal. Eu devia saber como pronunciar o nome deles, porque comecei as minha leituras com livros da biblioteca itinerante deles, e mais tarde fui bolseiro deles. Creio que sempre pronunciei ‘Gulbênkian’ ou ‘Gulbênkiã’ (tónica no ben), conforme a disposição e velocidade do discurso. Mas hoje vinha eu a ouvir Antena 2, e o locutor pronunciou várias vezes ‘Gulbenkiã’ (tónica no ã).

Qual é ou quais são as pronúncias correntes? Havendo mais do que uma, haverá uma preferível?

1
  • Um vídeo da fundação usa a ênfase no "an": youtube.com/watch?v=FveRjUaZVpI&t=114s . Talvez você devesse reconsiderar a resposta correta, creio que a do António merece o check mark.
    – stafusa
    Commented Nov 11 at 15:51

3 Answers 3

1

Não tenho uma resposta definitiva, mas sendo o Sr Calouste Gulbenkian de origem Arménia, eu diria que a forma mais correcta de pronunciar o seu nome seria na sua língua original o Arménio.

Segundo a Wikipédia penso que seria 'Gulbênkian' com tónica no E (é como geralmente pronuncio também).

Gostaria de ouvir um nativo Arménio a pronuncia-lo, mas uma vez que não temos nenhum disponível nem conheço nenhum que pudesse ajuda, o mais próximo que me lembrei de arranjar foi o auxiliar de pronúncia áudio do Google Translator. Bem sei que tem o valor que tem, mas sempre dá uma ajuda. (Carregar nos ícones do altifalante na parte inferior das caixas de texto)

Em Arménio parece ser uma voz sintetizada de baixa qualidade, mas tanto a versão Inglesa como a Portuguesa parecem confirmar a mesma pronúncia.

Calculo que dado o enraizamento histórico da fundação e do nome na cultura Portuguesa, alguns 'aportuguesamentos' do nome seriam aceitável.

3
  • 1
    Todo nome em outra língua se adapta. Nunca se deve mudar a pronuncia para a língua original....A tónica cai no BEN em português.
    – Lambie
    Commented Oct 7, 2016 at 12:14
  • 3
    O pessoal na Gulbenkian é capaz de ter uma opinião, talvez...
    – Jacinto
    Commented Oct 7, 2016 at 18:32
  • O Forvo tem dois áudios, ambos com ênfase no "en", como indicado também na Wikipedia em alemão (além da em inglês). Mas vide a resposta do António, que afirma saber através da própria fundação que a ênfase correta é no "an" e o Ciberdúvidas, que assegura que o próprio Gulbenkian enfatizava o "an". Me pergunto se décadas em Paris e ser armênio/otomano/britânico/português não influenciaram a pronúncia(s?) aceita.
    – stafusa
    Commented Nov 11 at 15:43
1

A única pronúncia certa é "gulbenkiã". Por um lado, "devemos respeitar a grafia dos estrangeirismos, bem como a sua pronúncia" (Ciberdúvidas). Em arménio (origem deste antropónimo), pronuncia-se “gulbenkiã”, o que pude confirmar na Fundação Calouste Gulbenkian, onde sou voluntário na área da educação. Explicação mais desenvolvida em http://portuguesemforma.blogspot.pt/2016/03/diz-se-gulbenkian-ou-gulbenkia.html

Ciberdúvidas:

"Nóbel", porquê "Nóbel" (como se continua a dizer, erradamente, no audiovisual português) se a pronúncia portuguesa é /No-bél/ (o mais aproximada da pronúncia original)?!

Só uma explicação: ignorância e imitação do que se ouve em inglês. Tão asneirenta como a moda que pegou do "Gulbênkian", em vez de /Gulbenkiã/, como o próprio Gulbenkian pronunciava.

2
  • 3
    Bem vindo ao site! Tente fazer uma resposta mais completa, porque respostas baseadas em links, os mesmos podem desaparecer e a resposta ficará sem o mínimo de credibilidade. Alguma coisa disponha
    – Jorge B.
    Commented Jan 25, 2017 at 23:10
  • Também a narração de um vídeo da fundação ( youtube.com/watch?v=FveRjUaZVpI&t=114s ) coloca a ênfase no "an".
    – stafusa
    Commented Nov 11 at 15:49
0

Após pesquisa, em Arménio soa como:

Gyulben-kyany

1
  • 2
    Boas-vindas ao Portuguese SE! Obrigado pela contribuição, mas sua resposta não deixa claro quais seriam as sílabas tônicas da palavra. E, por favor, note que geralmente se esperam respostas bem fundamentadas, se possível com referências. Por exemplo, quais fontes sua pesquisa revelou?
    – stafusa
    Commented Nov 11 at 15:27

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.