6

De um tempo pra cá ouço jovens usando a expressão "lacrou/lacrador" (pelo menos no Brasil) quando alguém manda bem em alguma coisa.

lacrou
Maneira de dizer que a pessoa foi bem em algo. Realizou algo e obteve sucesso.

Veja alguns exemplos:

Lacrou na cara das inimigas!
Você é um lacrador mesmo.

De onde surgiu essa expressão?

1 Answer 1

11

Encontrei o artigo, “Lacrou”: qual é a origem desse termo? de Pedro Katchborian (UOL, 15-4-2014), que ao que consegui apurar dá a resposta correta.

Lacrar, neste sentido, parece ter tido a sua apresentação pública a 27 de Novembro de 2013, neste vídeo cómico de Romagaga Guidini no YouTube. Transcrevo um bocadinho (ênfase minha):

Olha meu amor, a Britney, querida, sambou! Sambou, humilhou a cara das inimigas, querida, com o álbum Britney Jean, tá querida? Fechou, querida. A Britney lacrou, querida. Sabe o que é ‘lacrou’? Lacrou, querida. Fechou, humilhou as gerações, querida, para essas veadas, que tava [não compreendi], n’ é querida? que a Britney não canta, querida. Meu amor, acorda, querida. Porque a Briteny é a Britney, querida. A Britney fecha. A Britney humilha, A Briney lacra, querida, o cu das inimigas, tá querida? A Britney lacra, querida; humilha gerações, meu amor. Lacra.

Com data anterior encontrei o verbo lacrar apenas no sentido convencional de ‘selar com lacre, fechar’ (Dicio). A partir dessa data encontra-se frequentemente o verbo lacrar no sentido de ‘arrasar a competição, o público’. A ideia por detrás no novo sentido parece ser que o desempenho foi tão bom que encerra, sela, qualquer discussão sobre o assunto.

O efeito do vídeo da Romagaga transparece no Google Trends, que mostra uma aumento do uso de lacrou na net precisamente a partir da semana de 27 de Novembro de 2013 (no site é possível ver a data de qualquer ponto do gráfico): enter image description here Frequência de lacrou na net (Google Trends)

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.