É necessário pluralizar ou singularizar quando se usa o termo "zero"?
"Existe zero carro" ou "existem zero carros"?
E no uso de decimais?
"É 0,01 ponto percentual" ou "são 0,01 pontos percentuais"?
Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.
Sign up to join this communityÉ necessário pluralizar ou singularizar quando se usa o termo "zero"?
"Existe zero carro" ou "existem zero carros"?
E no uso de decimais?
"É 0,01 ponto percentual" ou "são 0,01 pontos percentuais"?
Não sei em que tipo de situação alguém diria "zero carro(s)". Se eu tivesse que expressar a ausência de carros, eu diria que "não há nenhum carro" ou "não há carro algum", e acharia muito estranho alguém dizer que "existe zero carro na garagem". Uma pesquisa rápida no Google mostrou "zero carro" como se referindo a carro zero quilômetro na maioria das vezes. Então tomemos como exemplo "zero quilômetro", um carro ainda sem uso. Usamos o singular.
- Este carro é zero quilômetro. É um carro zero. É um carro zerinho.
o numeral "zero" qualificando um substantivo é de uso corrente nos seguintes termos:
- zero hora
- zero quilômetro
- zero grau (temperatura)
E todos eles pedem um verbo no singular.
Portanto, se eu tiver que usar "zero carro" em uma frase, eu certamente usarei o verbo no singular. Quanto ao uso de decimais, se usamos "um ponto percentual é..." no singular, ao invés de "um pontos são", não há motivo para que "0,1 ponto percentual" seja expresso no plural.
EDIT - A resposta acima refere-se ao uso em pt-BR.
Em resposta ao comentário sobre a inexistência do termo "zero hora", explico que zero hora significa "meia-noite". E é usado no singular.
- Podemos nos referir à meia-noite também como "zero hora". Como sempre devemos utilizar o plural para horas a partir de 2 ("às duas horas"; "às sete horas"; "às dez e meia"), podemos incorrer no erro de dizer/escrever "às zero hora" ou "às zero horas". Mas cuidado: não há plural em "zero". Assim, diga e escreva: "à zero hora". Prof. Sérgio Duarte
exemplos de "zero hora"
Quanto a "zero grau", é usado por muitos. Quando a temperatura cai a "n graus abaixo de zero" ("grau" no singular se "n" for igual a 1) não se usa a palavra "grau" depois de zero. Em outras situações, podemos perfeitamente usar "zero grau". Veja os exemplos abaixo com seus respectivos links: