2

Gostaria de saber qual o nome deste objeto em português (de Portugal preferivelmente, se for diferente, claro):

enter image description here

Não é um telefone e não se chama campainha, mas é usado para responder à campainha de dentro das casas e mais geralmente dos apartamentos, e encontra-se normalmente "colado" ou pendurado as paredes.

Em italiano este objeto chama-se citofono.

3
  • Tinhas objecto (grafia antiga) num sítio, e objeto (grafia nova) noutro. Pus objeto em todo o lado, sem saber se tens alguma preferência...
    – Jacinto
    Sep 15, 2016 at 18:42
  • Pois, em Portugal ninguém pronuncia esse c, mas há pessoal muito apegado à grafia antiga. Portanto uma pessoa nestas situações nunca sabe.
    – Jacinto
    Sep 15, 2016 at 19:17
  • Em pt-BR é interfone . Sep 16, 2016 at 12:43

1 Answer 1

4

A palavra com que eu estou familiarizado em Portugal é intercomunicador. Vários dicionários, brasileiros e portugueses, indicam com o mesmo significado intercomunicador e interfone, mas os dicionários brasileiros parecem dar preferência a interfone (vê Dicio e Aulete). E eu deixo aqui o Priberam (baseado em Portugal), que dá exatamente a mesma definicão para interfone e intercomunicador:

1. Circuito fechado de comunicação telefónica entre diferentes zonas ou compartimentos (de prédio, navio, comboio, etc.).
  2. Aparelho telefónico que permite essa comunicação

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.