1

Que diferentes usos pode ter a expressão tira-teimas? Procurei no dicionário da Priberam, e não encontrei frases que exemplificassem os diferentes usos.

Será que poderiam dar-mos? Além disso, será que o meu uso dessa expressão, no título da questão, está correcto?

5
  • Conheço a expressão "tira-teima", no singular.
    – Centaurus
    Sep 13, 2016 at 16:18
  • @Centaurus só encontrei registo de tira-teimas priberam.pt/dlpo/tira-teimas Sep 13, 2016 at 16:22
  • Fiz uma consulta ao google-books. e encontrei 1290 entradas para "tira-teimas" e 2080 para "tira-teima". As duas formas parecem existir mas "tira-teima" parece ser mais comum.
    – Centaurus
    Sep 13, 2016 at 16:30
  • Old man, veja o link
    – Centaurus
    Sep 13, 2016 at 16:36
  • Centaurus, obrigado pelos links, mas não tenho acesso ao livro... Sep 13, 2016 at 17:33

1 Answer 1

3

De facto o Priberam é um bocado seco e incompleto acerca de tira-teimas. Deixo aqui as definições do Houaiss (Lisboa, 2003), que tem tira-teimas e tira-teima (desabreviando algumas abreviaturas):

tira-teimas s.m.2n (1881 cf. CA1) 1 informal prova categórica; argumento irrefutável 2 por extensão, informal dicionário 3 informal (1881) qualquer objeto usado para castigar (vara, cacete etc.) 4 juiz, pessoa que dirime uma questão # s2g.2n Brasil, sudeste 5 aguardente de cana; cachaça, tira-meima

tira-teima s.m. (1858 cf. MS6) 1 mesmo que TIRA-TEIMAS (‘prova categórica’, ‘dicionário’, ‘objeto’) 2 informal arma de fogo portátil; revólver, pistola 3 Desporto, Brasil, lance ou jogo entre adversários para decidir quem é o melhor 4 TV Brasil, recurso eletrónico que analisa trechos selecionados de imagens gravadas, especialmente lances de competições desportivas, avaliando detalhes que tenham suscitado dúvidas na exibição em velocidade normal # s2g. Brasil, sudeste 5 mesmo que TIRA-TEIMAS (‘aguardente de cana’)

As única aceções que eu conhecia são a 1 e 4 de tira-teimas (‘prova categórica’, ‘juiz’). O contexto é uma disputa qualquer, e o tira-teimas é o que vem decidir quem tem razão. Eis alguns exemplos (grafia original; meu negrito):

Branca, desdenhosa e ironica. Com que então Pilatos era Romano? Porque não dizeis que era o Papa?
Pero, fulminado pelo argumento. É verdade… Pois quem me disse isto foi o capellão de Chaul.
Branca, vendo entrar fr. João de Tara. Ahi vem o tira-teimas… Ó snr. fr. João, Pilatos era judeu?
(M. Pinheiro Chagas, A Judia, drama original em 5 actos, 1869.)

Bento: Sim minha fidalga. E a proposito de papeladas, saiba que me deve um dinheirão.
Condessa: Ora essa!
Bento (Puxando da carteira): O tira-teimas está aqui: 3 certidões — quem a manda ser casamenteira ? — 1$200 ; esmola ao sineiro da Graça, coxo : 500 réis ; para a festa da Conceição do Conventinho : 2$000 réis ;
(Marqueza de Verride, comedia-drama em 4 actos, 1895)

As aceções 3 e 4 de tira-teima (‘jogo para decidir quem é melhor’, ‘câmara lenta’) são desenvolvimentos mais recentes das aceções ‘prova categórica’ e ‘juiz’, e pelo que eu vi no Google Books, são atualmente as mais comuns no Brasil. Não me apercebi que tenham chegado a Portugal, mas são imediatamente compreensíveis: eu compreendi os exemplos seguintes antes de consultar o Houaiss:

A “batalha de Barcelona”, o grande tira-teimas entre as seleções do Brasil e da Argentina, afinal se resumiu a um confronto desigual entre o time que está jogando o melhor futebol do mundo e uma equipe com os nervos em [não consigo apanhar o resto]
(Veja, nº 722-29, 1982)

É impressionante. Hoje a gente vê pela TV até o branco do olho do jogador que vai bater uma falta, vê tira-teimas computorizados mostrando que, sim, o jogador estava 6,83 centímetros adiantado, logo o juiz é cego e incompetente.
(“A regra é clara?” Placar, julho de 2000.)

A aceções ‘instrumento de castigo’ e ‘dicionário’ parecem-me raras atualmente. Encontrei este exemplo de 2015 em que o tira-teimas não é um dicionário, mas é um livro que decide uma disputa. De resto encontrei apenas exemplos antigos. Deixo aqui dois:

A cambalear, como um ébrio, Manoel exigiu que o Antoninho Postiço escarrasse p'ra ali tudo quanto sabia, de contrário o varapau seria o tira teimas.
(Delfim de Brito Guimarães, Ares do Minho, 1908.)

Em primeiro lugar este livro de versos manda-nos ir ao diccionario, logo por causa do titulo Oaristos? — que diabo é, ou são, oaristos? … E o meu diccionario, que eu considerava como fonte inesgotavel do mais imprevisto palavriado, nada me diz sobre oaristos. De oanani, também chamado coqueiro-onnacu-curuí, salta logo o meu tira-teimas para oasiano ! quanto a oaristos — moita!
(A Illustração — Vol. 7, 1891)

O uso de tira-teimas no título da pergunta parece-me muito livre e fora do uso habitual. Este pressupõe uma disputa qualquer, o que não parece ser o caso no título da pergunta.

10
  • Jacinto, então no meu título deveria ter escrito "O" no início? Sep 13, 2016 at 17:43
  • @Anoldmaninthesea. Acrescentar O daria ênfase, mas não me parece necessário. Seria como Guia/O guia para o uso... Mas como acrescentei na resposta, tira-teimas é usado duma forma fora do habitual no teu título.
    – Jacinto
    Sep 13, 2016 at 18:08
  • Tira-teima é o mesmo que um jogo de tirar dúvidas. Portanto, o título faz sentido. Sep 13, 2016 at 20:00
  • @AndréLyra Tens alguma fonte para apoiar o que afirmas?
    – Jacinto
    Sep 13, 2016 at 20:13
  • Obrigado Jacinto ; ) Sep 13, 2016 at 20:29

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.