10

No português, há a interjeição "uai" que pode ser usado para demonstrar um espanto ou surpresa. No inglês, a palavra "why", além de um advérbio, também pode ser uma interjeição, curiosamente também usada para demonstrar um espanto ou surpresa.

Segundo o dicionário, o uso de why como interjeição é antigo (fora de moda), e realmente, quando eu vi esse termo pela primeira vez, eu estava jogando um jogo (RPG) de 1998 (que inclusive usava incessantemente essa expressão) e outro de 1995.

Mas teria o nosso uai alguma relação com o do inglês?

1

2 Answers 2

14

Custa-me a acreditar que alguém escreveu uma tese sobre a palavra uai, mas ela existe.

Dentre as hipóteses discutidas, descartamos algumas e outras ficam em aberto. Dentre estas últimas, a hipótese do empréstimo britânico parece plausível. Entretanto, quando comparadas à de Amaral, discutida no capítulo III, aquela parece ter consequências gramaticais mais interessantes. Por isso, optamos por inseri-la em nossa origem. Mesmo assim, a questão sobre a origem de ‘uai’ continua em aberto. Novas pesquisas poderão mostrar se nossa opção foi a mais adequada.

...

Amaral ([1920] 1976:190), no famoso livro ‘O Dialeto Caipira’, registrou a ocorrência desse item no falar de roceiros paulistas no noroeste do Estado de São Paulo e afirma haver existido no falar dessa comunidade as formas ‘olhai’, ‘oiai’, ‘uiai’, ‘uai’, ‘uéi~ué’ e ‘uêi~uê’, todas desempenhando a mesma função comunicativa (assinalar ‘surpresa’ ou ‘espanto’), ou seja, seriam formas variantes. Essa descoberta levou o autor a propor que o item ‘uai’ é um brasileirismo e teria surgido no dialeto paulista a partir de sucessivas mudanças fônicas do vocábulo ‘olhai’. Amaral ([1920]1976:190) assim registra tal processo:

"Uai: estudo de uma interjeição do português brasileiro", Hadinei Ribeiro Batista (2013).

Para responder sua pergunta, ela não tem resposta.

A conclusão do investigador é de que a origem da palavra UAI provavelmente está ligada ao "why" ou a uma mutação do verbos olhar (‘olhai’, ‘oiai’, ‘uiai’, ‘uai’) mas ele não conseguiu provar nenhuma das hipóteses de forma clara.

Baseado nisso, acho que dizer que UAI vem disso ou daquilo seria achismo.

2
  • Eu acho que é achismo :-)
    – eightShirt
    Commented Sep 14, 2016 at 6:15
  • Tive que ver com os meu próprios olhos para acreditar que exite uma tese sobre isso!
    – sola.carol
    Commented Mar 1, 2017 at 16:33
0

Segundo este link, a origem da expressão UAI pode ser atribuída ao período da Inconfidência mineira, sendo uma sigla para a expressão União, Amor e Independência, utilizadas por inconfidentes para identificarem uns aos outros.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.