7

Como se justifica o uso da vírgula na oração “quem ama, cuida”?

1
  • Eu poria a vírgula para marcar a ligeira pausa na fala. Deve outra razão baseada na sintaxe.
    – Jacinto
    Sep 8, 2016 at 16:41

1 Answer 1

9

Ou “justifica-se o uso da vírgula na oração ‘quem ama, cuida’ ”?

Eu diria que as duas estão corretas porque aqui há um sujeito oracional e vai depender de como se vê a frase.

• Aqui há um sujeito = Quem
  • Que pratica uma ação = ama

• Aqui há um sujeito = Quem ama

• Que pratica uma ação = cuida

A isto dá-se o nome de sujeito oracional.

Quando há um sujeito oracional pode-se ou não - embora eu ache que usar é preferível - usar, dependendo de como se vê a frase.

É o sujeito “quem” que pratica a ação ou é o sujeito “quem ama” que pratica a ação? Eu diria que é uma questão estilística.

A vírgula, o sujeito e o predicado (Ciberdúvidas):

Por último, refira-se que há um caso em que é possível (mas, atenção, não obrigatório) pôr vírgula entre sujeito e predicado: depois de «sujeito expandido pela oração adjetiva» (ver Bechara, idem, pág. 610): «Os que falam em matérias que não entendem, parecem fazer gala da sua própria ignorância» (Marquês de Maricá).

2

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.