2

Geralmente uso o termo "pintar e bordar" para uma pessoa que faz algo, geralmente errado, extrapolando os limites.

No entanto qual seria a origem? O termo tem alguma relação com "pintar o sete"?

1 Answer 1

2

Eu me limitaria a dizer que extrapola os limites. Um exemplo:

"Outra seleção de muito carisma que pintou e bordou na Euro foi a Islândia. A seleção do país que conta com pouco mais de 300 mil habitantes fez história ao chegar até às quartas de final".

Retirado daqui. Neste caso, a boa campanha não me parece algo errado. Mas, claro, notei o uso do termo geralmente na sua colocação.

Já o Dicionário Informal diz:

Pintar e bordar é uma expressão popular que, de certa forma, retoma a expressão PINTAR O SETE, a qual significa bagunçar, fazer o que não se deve, passar dos limites.

O Dicionário de Gírias diz que é "Fazer bagunça", mas não menciona relação com "Pintar o sete".

3
  • 1
    Nunca tinha ouvido essa expressão ates. Será possível que a expressão tenha origem de uma adulteração popular de "Pintar e Borrar"? Sep 8, 2016 at 0:52
  • 1
    Não sei responder, nunca ouvi tal expressão!
    – El Mestre
    Sep 8, 2016 at 4:06
  • 1
    Fazer arte, bagunçar, fazer o que dá na telha: "O menino pintou e bordou enquanto a mãe foi ao mercado", tomar atitudes fora da normalidade por conta própria: "ele está aproveitando as férias do chefe para pintar e bordar" Sep 12, 2016 at 16:19

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.