4

Qual seria a pronúncia correta da palavra "ruim"? Melhor dizendo, qual é a sílaba tônica ("rú-im" ou "ru-ím")?

3 Answers 3

3

A palavra "ruim" é oxítona, portanto, 2ª opção: "ru-ím".

3
  • Se fosse oxítona seria Rúim, Segundo o Separador de Sílabas ru-im (2 sílabas) Sep 5, 2016 at 14:27
  • 2
    acho que você está confundindo "monossílabo" com oxítona...
    – zentrunix
    Sep 5, 2016 at 14:33
  • É, foi um lapso justo, pois pensei na primeira opção formando um ditongo "ruim" como algumas pessoas pronunciam, ou seja, tudo junto. Dessa forma, para melhorar a resposta deveria indicar a separação silábica correta Sep 12, 2016 at 14:24
3

Em pt-BR, a pronúncia de "ruim" varia não apenas de região para região, mas também em um mesmo local. Mais comumente encontramos aqueles que pronunciam a palavra como tendo duas sílabas mas, até mesmo entre membros de uma mesma família, há aqueles que optam por pronunciá-la com apenas uma sílaba. Eu mesmo, carioca da gema, costumo pronunciar "ruim" como tendo duas sílabas, sendo "im" a sílaba tônica. Mas, ocasionalmente, também pronuncio da outra forma, com a palavra tendo apenas uma sílaba (e um ditongo), principalmente quando se trata da gíria "é ruim, hein".

3
  • 1
    Tenho um dificuldade muito grande em identificar as variantes. Não consegues arranjar exemplos audíveis?
    – Jorge B.
    Sep 5, 2016 at 16:09
  • Concordo. Embora pela norma culta a palavra "ruim" seja oxítona, dependendo do ambiente esta pronúncia pode parecer afetada, pedante, ou simplesmente estranha.
    – zentrunix
    Sep 5, 2016 at 16:10
  • A pronúncia ru-ím é a formal, e dou exemplo lógico "muita coisa ruim acontece quando se fala desse jeito", percebe-se que é mais fácil a pronúncia da vogal "a" seguinte a palavra "ruim" quando pronunciado o "ruim" como hiato do que quando pronunciado como ditongo. Sep 12, 2016 at 14:34
2

É possível verificar as duas pronúncias na linguagem informal. Como a palavra "ruim" tem duas sílabas e não é acentuada, deve ser pronunciada (em linguagem formal) como oxítona: "ru-ím".

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.