7

Bem, gostaria de obter uma resposta estruturada que explicasse qual o uso correcto em todas as variantes de

verbo + me, te, lhe, etc + o, lo, etc.

Não sei a terminologia, portanto, passo a exemplificar:

«Não fui eu que mos dei» ou «Não fui eu que me los dei»?

«Deste-mos?» ou «Deste-me-los?» ?

Neste momento, não me lembro de mais exemplos com outros verbos, ou com 'apêndices' diferentes de me ou los.

Qualquer ajuda seria muito bem vinda.

5
  • 1
    Para sua informação, se escrever, no campo Infinitivo de LX Conjugator da U. de Lisboa, dar; e escolher (a) em opções para conjugação pronominal, ditransitivo [Suj V Cdir Cind]; (b) em clítico, não reflexivo dativo, pessoa 1, número S, (me); (c) outro clítico, não reflexivo acusativo, pessoa 3, número P, Género M (os), obtém a conjugação de dar-mos. Vê-se que o pretérito perfeito simples se conjuga eu dei-mos, tu deste-mos, ele/ela/você deu-mos, nós demos-mos, vós destes-mos, eles/elas/vocês deram-mos. Commented Aug 25, 2016 at 1:05
  • 1
    @AméricoTavares Esse conjugador é muito interessante. Agora, quando eu seleciono «ditransitivo» e o dativo «lhes», ele já não me deixa escolher um acusativo. Aparentemente não reconhece a contração lhes+o = lho. A mim também me sou estranha, mas está no Celso Cunha e Lindley Cintra.
    – Jacinto
    Commented Aug 25, 2016 at 7:02
  • @Jacinto o lho aparece com as escolhas ditransitivo + lhe em não reflexo dativo (pessoa=3, número=S) + o em não reflexo dativo (pessoa=3, número=S, género=M). Commented Aug 25, 2016 at 9:16
  • @AméricoTavares Sim, sim, eu experimentei essas combinações. Com lhes é já não permite juntar o acusativo.
    – Jacinto
    Commented Aug 25, 2016 at 9:21
  • @Jacinto Ah, com lhes, não tinha percebido! Commented Aug 25, 2016 at 9:24

1 Answer 1

8

A tua pergunta é sobre combinações e contrações de pronomes átonos. Os pronomes me, te, lhe, lhes, nos e vos na função de objeto indireto combinam-se com os pronomes o, a, os, as (objeto direto) da seguinte forma:

1. me, te, lhe e lhes contraem-se com o, a, as: mo, to, lho e do mesmo modo com a, as e os:

Ana: O João tem o teu livro.
Eu: Não, ele deu-mo esta manhã / já mo deu esta manhã.

Ana: Quero os meus livros de volta.
Bela: Disparate, eu dei-tos ontem / já tos dei ontem.

Pedro: A Ana precisa que lhe devolvas a mala dela.
Bela: Devolvi-lha ontem / já lha devolvi.

Pedro: A Ana e o João precisam que lhes devolvas a mala deles.
Bela: Devolvi-lha ontem / já lha devolvi ontem.

Nota que lhes perde o s na contração, pelo que na forma contraída não se distingue o lhe do lhes. Isto é uma herança do português antigo, em que lhe era invariável, tal com seu, sua, que tanto se refere a uma pessoa como a várias.

2. nos e vos perdem o s e ligam-se com hífen: no-lo, vo-la e plurais. Os pronomes o, a, os, as ganham um l. No fundo comportam-se como quando se ligam diretamente a verbos sem interposição doutro pronome: dou o livro → dou-o; damos o livro → damo-lo.

O João tem o vosso livro.
Nós: Não, ele deu-no-lo esta manhã / já no-lo deu esta manhã.

João e Maria: Precisamos da nossa mala.
Bela: Mas eu dei-vo-la ontem / já vo-la dei ontem.

Esta combinações e contrações são comuns no português europeu, mas raras no português brasileiro contemporâneo, segundo Celso Cunha e Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, 2014, p. 391).

11
  • 1
    @Anoldmaninthesea. Em qualquer forma verbal que acabe em s, z ou r, tiras a consoante e juntas lo, la, los, las: tu conhece-lo, ele fá-lo, e preciso fazê-lo. Mas isto já é outra pergunta.
    – Jacinto
    Commented Aug 22, 2016 at 21:17
  • Muito obrigado ;) Commented Aug 22, 2016 at 21:22
  • Jacinto e @Anoldmaninthesea. se é outra pergunta aproveitem para fazer que temos poucas no site.
    – Jorge B.
    Commented Aug 22, 2016 at 21:55
  • @JorgeB. Já existe esta pergunta relacionada, mas parece-me diferente.
    – Jacinto
    Commented Aug 22, 2016 at 22:21
  • 1
    Sempre me pareceu muito curioso o facto do que o português não tem a combinação se + o/a/os/as (e dali so/sa/sos/sas), apesar de ser uma combinação frequente em línguas irmãs. Commented Aug 23, 2016 at 2:58

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.