Estou procurando um sinônimo de fácil compreensão por quem lê para a
palavra cânone
Que eu saiba, não existe. Cânone é cânone, e é uma coisa bem específica.
A grosso modo, um cânone é como uma segunda voz cantando a mesma coisa
que a voz principal porém com uma entonação menos intensa e com um
tempo ligeiramente atrasado.
Cânone é um determinado tipo de composição musical (ou de arranjo coral). Num cânone, duas (ou mais) vozes cantam a mesma melodia com a mesma letra, mas defasada no tempo. Isso significa que uma parte da melodia é capaz de servir de baixo para a outra. Funciona mais ou menos assim
1ª voz: Como pode o peixe vivo viver fora dágua fria / Como poderei viver sem a tua...
2ª voz: ..........................................Como pode o peixe vivo viver fora dágua fria / Como...
Num cânone, "a segunda voz canta a mesma coisa que a voz principal", porém com "com um tempo ligeiramente (ou não tão ligeiramente) atrasado". Mas o cânone não é essa segunda voz, é a composição como um todo.
O sinônimo mais elegante, contextualmente falando, que eu encontrei,
foi compasso, mas eu não encontrei essa palavra em nenhum lugar
estando ela relacionada com cânone.
"Compasso" não é, de forma alguma, sinônimo de "cânone". Toda e qualquer música tem compassos (pelo menos na tradição musical ocidental desde a renascença; o cantochão não tem compassos), que são divisões no tempo marcando a acentuação (FORTE, fraco, fraco, FORTE, fraco fraco, etc.) Um cânone tem compassos, mas também uma fuga, uma sonata, um rondó, uma sinfonia, uma valsa, um samba. O que ocorre no cânone é que a segunda voz, que entra em retardo, tem o seu primeiro compasso coincidindo com o segundo, ou terceiro, ou vigésimo sétimo, etc., compasso da primeira voz, de maneira que o tempo acentuado de cada uma coincide com o tempo acentuado da outra.
No linque que você postou (Frére Jacques), observe a partitura: você verá que a pauta de cada uma das vozes é dividida por pequenas linhas verticais - e que essas linhas coincidem para todas as vozes. O que está contido entre duas dessas linhas é um compasso. O cânone é a peça musical ("a música") como um todo.
Qual o contexto em que você precisa do sinônimo? E em qual contexto aparece a palavra "cânone", que você quer substituir? É indispensável que a forma musical seja essa?