0

Vi em um restaurante a seguinte frase de homenagem ao dia dos pais:

enter image description here

No Brasil, este ano o dia dos pais foi comemorado no dia 14 de agosto.

Não seria melhor:

Pai, agradeço-lhe por tudo que você fez e faz por mim até hoje.
Você é essencial em minha vida!
Te amo! Parabéns pelo seu dia.

Qual a melhor forma de reescrever essa frase? Por que?

• Não me parece haver qualquer problema em nenhuma das duas versões. Acho que a melhor forma é um bocado subjectivo, mas deixa ver o que respondem. – Jorge B. Aug 17 '16 at 15:14
  • No linguagem formal eu prefiro usar sempre o mesmo pronome pessoal. Se começo com a segunda pessoa do singular, eu a mantenho até o fim. Idem com a terceira pessoa. – Centaurus Aug 17 '16 at 15:52
  • Se queres evitar a chamada mistura de tratamentos, então, com você, é o amo ou amo-o. Creio que também há quem diga no Brasil lhe amo e amo você, mas não sei se isso é mais bem visto que a mistura de tratamentos. – Jacinto Aug 18 '16 at 13:42
  • 1
    Acho que seria uma boa ressaltar no seu texto quais as alterações que vês necessárias, além de deixar mais claro o título da questão (que esta bem genérico). – gmauch Aug 19 '16 at 0:29
2

No padrão brasileiro, nenhuma das duas. O correto seria:

Pai, quero lhe agradecer por tudo que você fez e faz por mim até hoje.

Você é essencial em minha vida!

Amo você! Parabéns pelo teu dia.

No coloquial brasileiro, a frase do restaurante é melhor; "agradeço-lhe" é formal demais.

Em Portugal, creio que se usaria "tu" em vez "de você" em toda a construção:

Pai, quero agradecer-te por tudo o que fizeste e fazes por mim até hoje.

És essencial na minha vida!

Amo-te! Parabéns pelo teu dia.

Mas é simplesmente a impressão de quem vê as coisas de longe.

| improve this answer | |
  • Luís corrigi ali, em Portugal diz-se "na minha vida". Acho que o "até hoje" também desaparecia, mas não fica mal de todo. – Jorge B. Aug 20 '16 at 2:03
  • @JorgeB. Grato! – Luís Henrique Aug 20 '16 at 14:22
  • 1
    Em Portugal, é também possível que este parágrafo seja escrito em tom formal: Pai, quero agradecer-lhe por tudo o que fez e faz por mim até hoje. Você é essencial na minha vida! Amo-o, parabéns pelo seu dia. Há famílias para tudo... – ANeves thinks SE is evil Aug 23 '16 at 9:19

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.