3

Estava a ler esta questão e as suas respostas, e questionei-me se o Português não teria uma palavra para descrever a mesma noção.

Palavra para designar uma propriedade, ou design, que é resquício do passado, e agora desnecessário.

Cumprimentos.

7
  • "Resquício" e "vestígio" equivalem ao que foi sugerido nas respostas da pergunta linkada, não?
    – bfavaretto
    Aug 10 '16 at 20:16
  • O objectivo é saber se a palavra 'Skeuomorph' tem um termo equivalente português Aug 10 '16 at 20:43
  • 1
    Bem, "skeumorfismo" e "esqueumorfismo" não constam do VOLP, mas segundo o Google esses termos têm sido utilizados por aí.
    – bfavaretto
    Aug 10 '16 at 20:50
  • 1
    @bfavaretto - aqui, por exemplo: gizmodo.uol.com.br/… Aug 18 '16 at 19:06
  • Muito gostam de criar termos novos vindos do inglês ;)
    – Jorge B.
    Aug 24 '16 at 1:26
5

Eu usaria "vestigial" na maioria das situações.

Você está usando a palavra design em lugar de desenvolvimento pelo que aparenta ser de uma área mais específica, para mim, nesse caso, a melhor opção é usar o jargão. Dependendo do purismo eu usaria "esqueumorfismo" (Wikipédia) como jargão.

5
  • Essa palavra existe?
    – Jorge B.
    Aug 24 '16 at 1:24
  • Qual? Vestigial, sim, esqueumorfismo provavelmente não está no dicionário, mas em algum texto de design sim.
    – Helmut
    Aug 24 '16 at 1:30
  • Helmut será que pode colocar alguma fonte?
    – Jorge B.
    Aug 24 '16 at 1:43
  • 2
    Esqueumorfismo: OLIVEIRA, Amanda Porto; NÖTH, Winfried. Leitura semiótica dos ícones de aplicativos do iOS. Teccogs: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, TIDD | PUC-SP, São Paulo, n. 10, p. 124-140, jul-dez. 2014. :P
    – Helmut
    Aug 24 '16 at 1:49
  • 1
    Helmut, incluí o link à wikipédia. Se não o quiseres, podes sempre fazer roll-back.
    – Jacinto
    Aug 24 '16 at 8:05

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.