8

Dizemos, “não meta o bedelho onde não é chamado”, ou seja, ‘não se intrometa onde não é chamado’.

Dicionário Aulete
Meter o bedelho (em)
1 Intrometer-se sem ser chamado (em conversa alheia, discussão etc.)

Dicionário Priberam
Meter o bedelho
• [Informal] Fazer ou dizer algo relativamente a alguma coisa ou a alguém que não lhe diz respeito. = INTROMETER-SE

É interessante que a palavra "bedelho" é definida pelos dicionários como tranca ou ferrolho de porta. Assim, não existe uma lógica direta com a expressão.

Qual é a origem da expressão "meter o bedelho"?

3 Answers 3

3

Bedelho é também um trunfo pequeno nos jogos de cartas (Aulete 3), e creio que foi desta aceção que surgiu a expressão meter o bedelho. Em primeiro lugar, esta aceção parece ser a mais antiga. O primeiro dicionário a incluir a aceção ‘tranqueta’ é o de Cândido de Figueiredo de 1899, enquanto que a aceção ‘trunfo pequeno’ e, implicitamente, a expressão meter o bedelho já aparecem em 1712 no Vocabulario Portuguez e Latino de Raphael Bluteau:

enter image description here

O dicionário de Moraes da Silva de 1789 dá a bedelho também o significado figurado de «homem de pouca autoridade», o que está de acordo com a ideia de ‘trunfo pequeno’. Estes significados sugerem uma possível origem para meter o bedelho. Se alguém intervém num assunto alheio, mas tiver alguma coisa importante e relevante a dizer, a intromissão será compreendida e até apreciada. Mas intervir num assunto alheio, sem autoridade para o fazer nem nada de importante a contribuir seria como jogar um trunfo pequeno: a sua intervenção teria pouco valor, como um bedelho no jogo de cartas; a pessoa poderia até dar-se mal, por haver outro que tivesse um ‘trunfo maior’.

Esta parece ser a interpretação de meter o bedelho no Thesouro da Lingua Portugueza de Domingo Vieira de 1871:

BEDELHO, s. m. Em jogo de cartas, o trunfo pequeno. — Na locução famíliar, bedelho, homem de pouca autoridade.— Metter o bedelho, interromper a conversação, com dito que não merece auctoridade.

Esta ideia, que meter o bedelho é intrometer-se sem ter nada de importante a contribuir, transparece também no uso espontâneo (fora de dicionário) mais antigo de ‘meter o bedelho’ que consegui encontrar no Google Books, o poema O Elefante e o Burro de Bocage (1765-1805) incluído em Poesias de Manuel Maria de Barbosa du Bocage, Tomo III, 1853 (ênfase minha):

O Elephante, e o Burro

No tempo em que inda falavam
Os animaes como a gente,
É tradição que tiveram
Conferencia em caso urgente

O burro, que não sei como
Se introduziu no conselho,
Quis, fingindo-se estadista,
Também meter seu bedelho.

Eis n’um tom, que diferia
Bem pouco do que hoje é zurro,
Foi revolvendo a questão,
Discretou como um burro,

Depois de lhe ter ouvido
Alguns conceitos de arromba,
O carrancudo elephante
Lhe disse, torcendo a tromba:

»Esse tempo, que tens gasto
Inutilmente em clamar,
Insensato, não podias
Aproveital-o em pastar?

2
  • 1
    Interessante a acepção de "bedelho" como "pessoa de pouca autoridade". Teria alguma relação com "bedel" - que é também alguém de autoridade pequena? Aug 19, 2016 at 12:21
  • 1
    @Luis Encontrei um dicionário do século XIX que diz isso mesmo. Agora não sei se ele tinha conhecimento de facto, ou fez uma simples conjetura como tu acabaste de fazer. Eu já me tinha lembrado que 'trunfo pequeno' fosse inspirado no bedel. O bedel, entre outras coisas, podia ser um funcionário na Universidade de Coimbra responsável pela disciplina e marcação de faltas. Estou mesmo a ver os estudantes a inventarem o diminutivo bedelho (faz lembrar fedelho).
    – Jacinto
    Aug 19, 2016 at 12:38
2

Penso que até tem uma relação bastante directa na medida em que o bedelho (ferrolho da porta) é metido ou enfiado por entre um apertado aro de metal com o objectivo de impedir a abertura da porta, da mesma forma que quem se intromete na conversa alheira se "enfia" figurativamente por entre assuntos apertados que não lhe dizem respeito.

Da mesma forma, o bedelho que impede a abertura indesejada da porta por estranhos, que se intromete na conversa pode involuntariamente impedir a sua natural progressão ou desenvolvimento com a sua intromissão.

0

Acredito que seja por causa do ferrolho ser demasiado grande ou pequeno para o local onde será usado. Então colocar o bedelho errado, vai fazer coisa que não vai funcionar. Dai a expressão meter o bedelho onde não é chamado, é porque vai fazer coisa que não está certa.

1
  • 1
    Fernando, bem-vindo ao site. Achei essa ideia curiosa: os ferrolhos que tenho visto têm o tamanho certo; quando não entram é por estarem perros; e meter o bedelho na minha experiência não significa que algo não funciona. De qualquer modo isso é apenas uma impressão pessoal; não é grande coisa como explicação da origem da expressão, até porque bedelho pode ter tido significados diferentes no passado.
    – Jacinto
    Nov 10, 2020 at 20:01

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.