3

É comum ouvirmos aqui no Brasil, pelo menos no interior de Minas Gerais onde eu moro, a palavra "tava" com sentido de "estava".

Vi que existem algumas músicas com essa palavra:

(1) Na música Desenho de Deus de Armandinho:

Quando Deus te desenhou, ele tava namorando
Quando Deus te desenhou, ele tava namorando
Na beira do mar, na beira do mar do amor
Na beira do mar, na beira do mar do amor
Papai do céu na hora de fazer você[...]
Fonte: https://www.vagalume.com.br/armandinho/desenho-de-deus.html

Obs: o compositor arrumou até namorada para Deus...

(2) Na música Farinhada de Zé Dantas contada por Luiz Gonzaga e Elba Ramalho:

Tava na peneira eu tava peneirando
Eu tava num namoro eu tava namorando
Na farinhada lá da Serra do Teixeira
Namorei uma cabôca nunca vi tão feiticeira[...]
Fonte: https://www.letras.mus.br/elba-ramalho/767581/

É aceitável esse tipo de erro na língua coloquial falada?

13
  • "A chave tava com quem? em algumas construções talvez para evitar a chiadeira come-se o 'es' Jul 26, 2016 at 12:43
  • 2
    Denis Caixeta e @AndréLyra em Portugal usa-me muito o tava, eu uso quase todos os dias, falado e escrito informalmente. Mas, formalmente é sempre estava.
    – Jorge B.
    Jul 26, 2016 at 13:59
  • Mas a pergunta foi sobre 'língua coloquial falada'. Jul 26, 2016 at 18:23
  • Na linguagem coloquial falada, o que é um erro?
    – eightShirt
    Jul 27, 2016 at 15:40
  • 1
    @eightShirt Há muitas construções que são "erradas" (isto é, inaceitáveis) no coloquial. Exemplos: As casa é azuis. O viaduto desabamos. A reta rua é. Não vos chamei por que não estáveis ainda prontos. (Sim, essa última é aceitável no padrão, mas não no coloquial, a não ser num contexto de galhofa). Jul 27, 2016 at 20:18

1 Answer 1

0

Essa forma (bem como toda uma conjugação paralela do verbo estar, "tou", "tás", "tive", "tiveste", "tavam", "tamos", "taria", "tando") é inaceitável no padrão, mas completamente aceitável (e até preferível, eu diria) no coloquial (registro no qual, portanto, não constitui um "erro"). O mesmo vale para o registro popular, de que é exemplo a tua segunda citação.

2
  • Por que o downvote? Jul 28, 2016 at 12:01
  • 1
    não chega nunca a ser preferível; é somente algo não reprovável na maioria dos casos Aug 1, 2016 at 14:29

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.