Em particular, eu procuro uma palavra para um tipo de frase que eu emprego frequentemente em respostas a perguntas de etimologia:
A ocorrência de Thiago mais _________ que eu encontrei é de tal e tal ano na obra tal e tal.
Já considerei várias possibilidades, mas não me satisfazem completamente. Na frase acima eu posso dizer a ocorrência mais antiga, que é o que eu tenho feito. Mas mais antiga qualifica a ocorrência relativamente ao momento atual — a ocorrência com mais idade — e eu gostaria de um adjetivo que a qualificasse relativamente à origem da língua — a ocorrência que surge primeiro.
Em muitos contextos, eu poderia simplesmente dizer a primeira ocorrência. Mas não naquela frase. Eu não posso ter a presunção de ter encontrado a primeira ocorrência, e tenho de qualificar com que eu encontrei. Ora a primeira ocorrência que eu encontrei é em rigor a ocorrência que eu encontrei antes de ter encontrado as outras; não a que ocorre antes das outras.
Poderia talvez dizer a primeira ocorrência entre as que encontrei, mas parece-me que fica menos claro e imediato. Se não houver opção melhor, acho que me ficava pela ocorrência mais antiga.
A primeira ocorrência de que tenho conhecimento — em vez de que eu encontrei — parece-me que funciona, mas não transmite a ideia de que eu andei agora aturadamente à procura.
Um adjetivo correspondente, etimologicamente ou não, a cedo, resolvia-me os problemas todos. Em inglês, eu escreveria ali earliest (Oxford), mas não consegui encontrar nada em português que servisse. Existe alguma palavra?
Tal palavra poderia naturalmente ter outros usos. Exemplos:
Esta igreja é um exemplo _________ do barroco no Brasil [parafraseável em esta igreja é um dos primeiros exemplos do barroco no Brasil]
O novo achado arqueológico é o povoamento humano mais _________ descoberto até hoje no continente americano