10

Estive a ler uns artigos sobre os jogos olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, e nos escritos em PT-BR, li várias vezes 'da Rio 2016' em vez de 'do Rio 2016'? Porque razão é utilizado o género feminino?

Um exemplo (ênfase minha):

Basquete masculino dos EUA confirma elenco para a Rio 2016

1
  • Old Man, incluí o exemplo propriamente dito, para o pessoa poder ler sem ter que visitar a página. Já agora, eu não encontrei da Rio nessa página, só a Rio.
    – Jacinto
    Jul 14, 2016 at 18:29

3 Answers 3

12

Da (Olimpíada) Rio 2016. O termo elidido é feminino, e pede artigo feminino.

3
  • Do mesmo modo, apesar de Portugal não levar artigo (diz-se sou de Portugal, não do Portugal) encontramos do Portugal 2004 por do campeonato da UEFA Portugal 2004.
    – Jacinto
    Jul 14, 2016 at 18:23
  • E no África do Sul 2010. Eu acrescentaria era um exemplo da net à resposta em que se visse claramente que da Rio 2016 é usado no lugar de da Olimpíada Rio 2016.
    – Jacinto
    Jul 14, 2016 at 18:48
  • Esta resposta podia ser melhorada; mas eu não encontro uma boa edição.
    – ANeves
    Jul 18, 2016 at 9:31
6

Foi utilizada uma figura de linguagem chamada de elipse, ocultou-se o termo 'olimpíada'.

Ex.: da olimpíada Rio 2016

1
  • 1
    Os Jornalistas brasileiros usam muito esta figura de linguagem. Jul 18, 2016 at 12:22
2

Sem ter encontrado uma fonte para dar como refêrencia, acredito ter sido escolhido o artigo feminino para evitar ambiguidade. Uma vez que Rio é um substantivo masculino, "Rio 2016" soa mais como uma congregação na cidade do Rio de Janeiro, seja por causa de um congresso, uma reunião de cúpula, um campeonato mundial ou, nesse caso, os Jogos Olímpicos. "O Rio 2016", sem esse contraste, poderia soar ambíguo.

ADDENDUM - Outros eventos ocorridos no Rio de Janeiro como a ECO 92 (World Summit - encontro internacional para debater os problemas ambientais) ficou conhecida como a Rio 92.

Na língua falada, "o Rio 2016" pode ser confundido com "o rio Dois Mil e....", o nome de um rio. É claro que no momento em que completarmos "....e dezesseis", a grande maioria das pessoas já percebeu que não é o nome de um rio. O início da frase, no entanto, pode fazer alguém pensar tratar-se de um rio. No momento em que se fala "a Rio..." já fica claro que não se trata de "um rio". Houve a ECO 92 que ficou conhecida como "a Rio 92" e o uso do artigo no feminino remete a encontros, congressos, campeonatos, etc.

11
  • Estive a ler mais alguns.... talvez também possa ser relativo às Olimpíadas, não? Jul 14, 2016 at 18:06
  • 1
    @Anoldmaninthesea. Sim, pode ser. Mas tanto "Olimpíadas" como "Jogos Olímpicos" estâo no plural. Além disso, outros eventos ocorridos no Rio de Janeiro como a ECO 92 (World Summit - encontro internacional para debater os problemas ambientais) ficou conhecida como a Rio 92.
    – Centaurus
    Jul 14, 2016 at 19:24
  • Bem visto, Centaurus! Jul 14, 2016 at 20:16
  • 2
    @Anoldmaninthesea. Na net encontro muito mais conferência Rio 92 que encontro rio 92, 280 contra 50. Também encontro o Rio 92.
    – Jacinto
    Jul 14, 2016 at 20:28
  • 2
    @JorgeB. Também acho o argumento do Luis Henrique mais convincente, embora não haja concordância em número ("as Olimpíadas" x "a Rio 92"). No Brasil é bem mais comum ouvirmos "as Olimpíadas de 2016" ou "Os Jogos Olímpicos de 2016", do que "a Olimpíada de 2016". Se a resposta do Luis Henrique tivesse sido postada antes da minha, talvez eu não tivesse respondido à pergunta. Mas quando postei, não havia ainda nenhuma resposta, entendes? A terceira resposta postada foi uma cópia da segunda e, na minha modesta opinião, deveria ter sido deletada.
    – Centaurus
    Jul 18, 2016 at 15:53

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.