5

Ouvi em uma estação de rádio "noventa por cento do povo acham que a situação do país..." e percebi que, nesse caso, eu faria a concordância verbal no singular "noventa por cento do povo acha...". No entanto, no caso de "noventa por cento dos brasileiros..." eu já fico em dúvida. Como fazer a concordância nos seguintes casos:

• noventa por cento do povo / da população / do planeta
  • noventa por cento dos alunos / dos brasileiros / das nossas fronteiras

Certamente deve haver uma regra.

• Mais ou menos relacionado: Um terço das mulheres presentes pode estar grávida? – ANeves thinks SE is evil Jul 14 '16 at 9:30
  • @ANeves e Centaurus, Eu diria que o 90% dos brasileiros é como a maior parte de nós concorda/concordam/concordamos; 90% do povo também me parece melhor com singular. – Jacinto Jul 14 '16 at 11:32
  • Também é uma dúvida que tenho frequentemente, mas segundo a pergunta indicada por ANeves deveria ser noventa por cento são... uma vez que a segundo diz a resposta a concordância deve ser com o sujeito e não com o quantificador. – Duarte Farrajota Ramos Jul 14 '16 at 23:57
  • @DuarteFarrajotaRamos Mas eu acho que depende de o sujeito ser contável ou não. Por exemplo: "noventa por cento do planeta sofre/sofrem com a degradação ambiental." "Noventa por cento do planeta desconhece/desconhecem noções básicas de higiene." Povo é incontável. Brasileiros é contável. O planeta é incontável, mas se considerarmos o planeta como "toda a população da terra" torna-se contável? Podemos considerar 90% como um bloco único ? Tenho essas dúvidas. – Centaurus Jul 15 '16 at 0:36
  • Penso que continua a aplicar-se sempre a regra de concordância com o sujeito, até porque 'soa melhor', por exemplo 'noventa por cento do planeta > sofre', 'Noventa por cento do planeta > desconhece', 'Noventa por cento da população > desconhece'. Mas se for 'Noventa por cento dos brasileiros > desconhecem', independentemente de o sujeito incontável representar ou não sujeitos contáveis. – Duarte Farrajota Ramos Jul 15 '16 at 0:59
5

Para porcentagens, o verbo concorda com o termo mais próximo nos casos em que há mais de um. Portanto, na construção:

noventa por cento do povo acha

o verbo "achar" concorda com "do povo", sendo, portanto, "acha".

Note que se "do povo" estivesse elidido, o verbo passaria a concordar com o número referente à porcentagem.

Noventa por cento acham (...)

Um porcento acha (...)

| improve this answer | |
  • 1
    Eu acho que falo assim como tu dizes, mas seria bom citar alguma gramática ou estudo empírico. – Jacinto Jul 18 '16 at 18:27

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.