7

Em frases como:

(i) Eu, fulano, sicrano e beltrano faremos a execução da primeira etapa do projeto.

Ou

(ii) Fulano, sicrano, beltrano e eu faremos a execução da primeira etapa do projeto.

O exemplo (ii) seria, supostamente, o mais correto...

Por que é que o pronome eu deve aparecer no fim?

8
  • 5
    À 1a vista não me parece mais correta nenhuma das versões, ambas parecem certas. Qual a fonte desta sua percepção?
    – gmauch
    Jul 11, 2016 at 11:20
  • Denis, não sei se reparaste, mas eu mudei o teu siclano para sicrano, que é o que vem no dicionário. Mas claro está, o dicionário não é lei. Se preferires siclano...
    – Jacinto
    Jul 12, 2016 at 21:21
  • Ok, Jacinto. Ficou melhor assim. Eu fui pego pela pronuncia que geralmente é incorreta, ou seja, siclano. Jul 12, 2016 at 21:33
  • @gmauch, não é uma percepção cientifica. Vi isso no programa do Chaves <youtube.com/watch?v=NeM_eR5i5VY>. Depois fiz uma pesquisa na internet e encontrei alguns textos assim. Jul 12, 2016 at 21:53
  • Denis, encontrei uma coisa curiosa numa gramática. Vê edição da resposta.
    – Jacinto
    Jul 26, 2016 at 20:56

2 Answers 2

10

Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, 1984, p. 365-6) dão-te alguma razão:

Quando no sujeito composto há um da 1.ª pessoa do singular (eu), é boa norma de civilidade colocá-lo em último lugar:

Carlos, Augusto e eu fomos promovidos.

Se, porém, o que se declara contém algo de desagradável ou importa responsabilidade, por ele devemos iniciar a série:

Eu, Carlos e Augusto fomos os culpados do acidente.

Digo apenas alguma razão, porque a posição do eu deve depender segundo eles de o que se tem a dizer ser agradável ou não. Mas mais importante, os autores recomendam isto como uma «norma de civilidade»; do ponto de vista gramatical, ambas as ordenações são igualmente corretas, e na minha experiência é até mais comum começar com o eu.

Uma busca no Google Books parece confirmar que não é só na minha experiência. Isto parece ser independente de o nome ser ou não precedido de artigo. Excluí nomes compostos (João Luís, Pedro Miguel, etc. do eu e [nome]).

Resultados da Busca no Google Books

eu e [nome]    [nome] e eu
a Beatriz        17              3
a Raquel         17              3
a Sofia          24              6
Sofia            26              9
o João           36             11
João             12              7
o Matheus         7              4
o Pedro          36             10

É possível no entanto que tivesse havido entre alguns autores clássicos uma preferência pelo eu no fim. Numa vista de olhos por este Corpus do Português encontrei vários [nome] e eu na obras de Machado de Assis (1839-1908 e Eça de Queiroz (1845-1900), mas nenhuns eu e [nome]. Já Júlio Dinis (1839-71) põe o eu no princípio em várias ocasiões.

E até se encontram as duas construções na mesma obra, como nesta canção de Pedro Abrunhosa, com a letra completa aqui (ênfase minha):

Há bombas em Belfast e em Beirute
É preciso afinar o azimute
E eu e tu o que é que temos que fazer? Talvez […]
E tu e eu o que é que temos que fazer? Talvez […]

0
7

Essa é uma regra, talvez não de gramática, mas de etiqueta, em inglês. Primeiro você, depois eu. Em português não me parece que seja dada importância à posição relativa dos pronomes.

2
  • Também foi o meu primeiro palpite, na língua inglesa por questões de etiqueta é considerado mais correcto enunciar outras pessoas antes de nos referirmos a nós mesmos, no entanto penso que não exista tal regra em Português. Jul 15, 2016 at 0:17
  • 1
    Escrito não parece haver diferença, mas falado o 'eu' no começo fica perdido na frase. O 'eu' no final reforça sua participação na ação na linguagem oral. E ainda é mais fácil de pronunciar. Jul 18, 2016 at 16:38

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.