3

A dúvida está a flexão da palavra atendimento. É comum vermos a expressão horários de atendimento.

Exemplo:
Os horários de atendimento da agência X são: ...

Essa oração está correta?

Ou seria:

Os horários de atendimentos da agência X são: ...

Devemos flexionar a palavra atendimento nesse caso?

2
  • Sim está correta, acho que a segunda também. Acho que também poderia ser "O horário de atendimentos". Embora soe estranho acho que são as três válidas. Mas vou deixar para quem sabe explicar :)
    – Jorge B.
    Jul 4, 2016 at 14:46
  • 1
    O atendimento é um serviço como em: "Os horários de manutenção foram programados", é uma locução que tem seu uso registrado desta forma no singular. Para flexionar atendimentos teria de usá-lo como um substantivo: "Os atendimentos da agência serão em tais horários". Outra forma de perceber que atendimentos deve ser singular é colocar agência no plural: "Os horários de atendimento das agências são" ou "Os horários de atendimentos das agências são...", aqui a segunda frase parece a correta pois cada agência tem seu próprio atendimento. Jul 6, 2016 at 14:43

1 Answer 1

4

Se calhar também não sou o melhor exemplo.

Mas, pense na lógica gramatical: se for só um HORÁRIO, sem mudanças penso que o singular é bem aplicado visto que não há uma variação do tempo de abertura e fechamento. Se forem vários tempos de abertura, por exemplo, já seria HORÁRIOS.

Atendimento, para mim, já tem mais consenso que seja singular porque o atendimento só vai ser um, não sei se haverá uma excepção. Talvez se só estiver a explicar as várias vezes que lá foi. Por exemplo: aqueles horários malucos estão sempre a mudar e os atendimentos são péssimos.

Portanto: Os horários de atendimento da agência X são: ...

OU

O horário de atendimento da agência X é: ...

Espero ter ajudado.

1
  • 2
    Bem vindo ao Portuguese SE! Sendo este um site sobre a própria língua portuguesa, peço que observes mais a pontuação em suas respostas. Editei sua resposta, podes conferir as alterações aqui. Caso eu tenha alterado o sentido, podes desfazer as alterações.
    – gmauch
    Jul 5, 2016 at 10:48

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.