7

Tenho visto seguidamente (pelo menos em PT-BR) o uso da palavra mesversário para indicar quando um bebê completa 1 mês (ou subseqüentes meses) de vida. Estranhamente esta palavra não existe nos dicionários que procurei tais como o Priberam, Michaelis e Dicio. Seu uso parece ser uma adaptação de aniversário, removendo o prefixo ani- que indica ano. Assim imagino que falantes do idioma infiram seu significado ao ouvi-la.

A título de informação, uma pergunta semelhante foi feita no English Language & Usage e a resposta de lá é usar a expressão aniversário de 1 mês, aniversário de 2 meses, o que considero estranho, já que aniversário implicitamente se refere a ’1 ano’.

Afinal, existe uma palavra consagrada no Português para indicar o anivesário de 1 mês? De bônus, caso não exista, mesversário seria compreendido em PT-PT?

6
  • Nunca ouvi tal coisa em Portugal. Aqui costuma-se dizer "faz 1 mês", "a festa de 1 mês" sem associar qualquer tipo de palavra. Acho até que até aos 2 anos de idade se usam somente meses "a minha filha já tem 18 meses".
    – Jorge B.
    Jun 21, 2016 at 13:22
  • 1
    "aniversário de 1 mês" soa mal realmente, mas "aniversário de 3 anos" também soa mal.
    – Jorge B.
    Jun 21, 2016 at 13:23
  • 2
    Eu já ouvi, em Portugal, a versão mesiversário.
    – ANeves
    Jun 21, 2016 at 13:39
  • @ANeves sério? Não fazia ideia que isso se usa por cá.
    – Jorge B.
    Jun 21, 2016 at 14:03
  • 1
    @ANeves Achei no dicionário informal tanto mesiversario quanto mesversario, mas nunca ouvi mesiversário aqui no BR.
    – gmauch
    Jun 21, 2016 at 14:53

4 Answers 4

5

Encontrei na net quatro equivalentes mensais a aniversário: mesversário, mesiversário, mensiversário e mensário. As três primeiras não vêm nos dicionários: nem nos online, nem no Houaiss (Lisboa, 2002) ou dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (2001); mensário vem, mas apenas com o significado de ‘publicação mensal’ (analogamente a anuário, semanário, diário) ou ‘relativo à mesa’ (Periberam).

Mas qualquer destas palavras já foi usada no sentido pretendido, com maior ou menor frequência, no Brasil e em Portugal. Eu nunca tinha encontrado nenhuma delas, mas creio que qualquer português, em contexto, as compreenderia. Ficam aqui os números da busca no Google (não tenho inteira confiança na triagem por país do Google):

Resultados da busca no Google

Brasil      Portugal
Mesversário (triagem Google)           158          44
Mesiversário (triagem Google)           38          35
Mensário (triagem manual)               64           5
Mensiversário (triagem manual)          14           9

Mensiversário tem um cognato iglês, mensiversary, que foi também sugerido nesta resposta no ELU e consta do urbandictionary.com. É a menos usada das três palavras, mas é sob outros pontos de vista a que tem mais argumentos a seu favor.

É formada a partir do latim por analogia com aniversário. Diz o Houaiss (Lisboa, 2003) que aniversário vem do latim:

anniversarius,a,um ‘que vem, que chega, que volta, que se faz a cada ano’; de annus,i ‘ano’ e rad. de versum, supino de verto,is,ti,versum, vertere ‘voltar, virar’

Ora, Iris Gardini justifica mensiversário exatamente da mesma maneira:

mens, mensis (latim) = mês

versum, supino do verbo verto,is,ti,versum,vertĕre = voltar, virar; suceder-se no tempo

Depois, menisversário tem ilustres pergaminhos: ao que consegui apurar, nasceu a 5 de Julho de 1932 em Itaguara, Minas Gerais, pela pena do escritor brasileiro João Guimarães Rosa, numa carta a seu irmão Oswaldo, publicada pela filha do escritor, Vilma Guimarães Rosa em Relembramentos: João Guimarães Rosa, Meu Pai, 1983 (aqui numa edição de 20014; scrolando para cima, vêem o fac simile do manuscrito original):

Itaguara, 5-VII-932

Oswaldo

Recebi hoje a sua carta, justamente no dia do décimo terceiro mensiversário da Vilma, que trocou também hoje os seus primeiros tres passinhos sem apoio alheio.

2

Mesversário é muito comum no Brasil. Já vi pessoas também utilizando mensário, mas gosto mais da outra versão.

Fontes:

3
  • Mesmo com as referências online eu não conhecia essas palavras, ao menos nunca as ouvi sendo usadas em pt_BR. Você saberia me dizer em quais regiões elas são muito utilizadas?
    – James
    Jul 4, 2016 at 11:04
  • 2
    Sou do Rio de Janeiro. Mesversário é bastante utilizado. O que não vejo usarem é mensário, que até já vi, mas muito raramente. Jul 4, 2016 at 11:10
  • Sou de São Paulo e nunca tinha ouvido.
    – carla
    Jul 5, 2016 at 16:10
0

Apenas mais um neologismo (nenhuma linguagem é estanque); que seja bem vindo. Acho mais adequado mesiversário pois seria análogo a ani + versário.

1
  • Não seria equivalente mais a "anoi versário"?
    – Jacinto
    Aug 30, 2019 at 7:28
-2

Bem. Já pesquisei, e nenhuma dessas palavras existe. Não com esse significado! Então o certo é comemoração de x meses.

1
  • Newton, bem-vindo à comunidade. Conviria que explicasses que pesquisa foi essa que fizeste e qual é o teu critério para a existência de uma palavra. Que significa para ti uma palavra existir ou não existir?
    – Jacinto
    Jul 24, 2017 at 10:35

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.