2

Observe a frase :

"Vamos fazer outra aula para fazer o nivelamento dos seus conhecimentos"

Esta palavra nesse contexto está sendo utilizada de forma correta ?

4
  • Nunca ouvi, mas não será um uso figurado do significado 2 do Michaelis? michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/… – Artefacto Jun 15 '16 at 10:03
  • Eu acredito que sim , meu instrutor da auto escola disse isso para um aluno , eu achei muito estranho resolvi perguntar aqui rs. – stringnome Jun 15 '16 at 10:44
  • 2
    E sabes exatamente o que ele queria dizer? Consolidar, aumentar os conhecimentos (nivelá-los com uma meta superior qualquer); avaliar os conhecimentos? Seria bom incorporares na pergunta o contexto e tudo o que sabes. Por exemplo, eu cheguei a pensar que houvesse vários alunos, e o professor quisesse pôr os conhecimentos de todos os alunos ao mesmo nível, embora me parecesse uma ideia estranha (seus é um pronome ambíguo; pode ser seus se uma só pessoa ou de várias) mas é o significado primário de nivelar, pôr tudo ao mesmo nível, uma superfície, por exemplo. – Jacinto Jun 15 '16 at 12:18
  • Levantar o que não se sabe ao nível do que se sabe.... – Lambie Jun 20 '16 at 20:34
1

Segundo o dicionário Michaelis:

nivelamento

ni.ve.la.men.to

sm (nivelar+mento2) 1 Ação ou efeito de nivelar. 2 Ação ou efeito de igualar >as fortunas ou as condições sociais. 3 Traçado das curvas de nível de uma >região, a diversas altitudes.

Conforme pode ser observado, a ação de nivelar tem como objetivo igualar, deixar no mesmo nível.

Uma vez que o conhecimento pode ser tido como o quanto você conhece de um determinado assunto ou tema, ou seja, é quantificável, pode sim ser utilizada a expressão "nivelamento de conhecimento".

Afinal, essa expressão indica apenas a necessidade ou intenção de deixar o conhecimento de um determinado grupo "no mesmo nível".

Nota: Conforme apontado nos comentários, a pergunta não está muito clara com relação ao seu contexto. Essa resposta leva em consideração a palavra "nivelar" conforme a definição apresentada acima e não no sentido de "medir o nível". Nesse segundo caso, não sei se a sentença apresentada pelo OP pode ser considerada correta sem uma pesquisa mais ampla.

7
  • 3
    Essa é a interpretação que resulta do significado primário de nivelar, mas ao que parece o instrutor estava a falar com um aluno só. A menos que fosse nivelar os conhecimentos desse aluno com os conhecimentos de outros alunos, mas isso não fica claro na frase. – Jacinto Jun 15 '16 at 12:29
  • Realmente o contexto não está claro na pergunta, mas pessoalmente não vejo muitas outras possibilidades. Acredito ser bastante provável que estava sendo feita uma comparação entre diferentes alunos. Você consegue pensar em muitos outros cenários? – James Jun 15 '16 at 14:25
  • 1
    Eu entendi como "avaliação dos seus conhecimentos", caso em que seria "nivelar" com o sentido de "medir o nível". – Artefacto Jun 15 '16 at 15:38
  • sim, ele quer fazer a medição do seu nível de conhecimento; pois não seria possível ele elevar o nível do seu conhecimento após uma aula considerando que já ocorreram outras. – André Lyra Jun 15 '16 at 17:16
  • 1
    James, há em princípio a possibilidade de concluir que não se percebe bem o uso de nivelamento naquela frase. Se achas que o uso razoável de nivelar é para significar pôr vários alunos ao mesmo nível, e que não parece ser esse o caso (o autor da pergunta diz num comentário que o instrutor se dirigia a um aluno), a conclusão pode ser sempre que a frase não se compreende bem. Também nunca vi nivelar significando 'medir o nível'. Ainda pensei que o uso de nivelar na frase fosse um brasileirismo, mas se a nossa interpretação é a mesma, e o autor da pergunta também acha estranho... – Jacinto Jun 16 '16 at 20:22

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.