2

Quando queremos dizer que uma acção ocorreu passados n dias dizemos

Há n dias isto aconteceu

Mas quando quisermos dizer que alguma coisa tem n dias, por exemplo

Há n dias no ano em que não se trabalha

Como é que escrevemos a frase acima para indicar o número de dias?

• 2
    Não percebi a pergunta. Ambas as frases estão corretas. – Jorge B. Jun 7 '16 at 16:40
  • Então mas como consigo fazer a distinção de indicação de tempo e de haver algo? – rafaelcpalmeida Jun 7 '16 at 21:48
  • @rafaelcpalmeida não sei se entendi direito a sua pergunta. A diferença entre indicação de tempo e da existência de algo pode aparecer dependendo do contexto, pelo sentido da frase, ou mudando o verbo. Exemplo: "Há/Faz n dias que isto aconteceu." "Há/Existem/Tem n dias no ano nos quais não se trabalha" – Tainá Araujo Jun 7 '16 at 22:30
  • Acho que só mesmo pelo sentido da frase. – Jorge B. Jun 7 '16 at 22:30
  • "Nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 de janeiro não se trabalha", "Nos primeiros cinco dias do ano não se trabalha", "Há pelo menos cinco dias no ano em que não se trabalha" (opções de frases) – André Lyra Jun 8 '16 at 14:54
5

A meu ver, a diferença de significado de "Há n dias" nas duas frases é bem clara. O significado só seria semelhante nas duas frases se a segunda delas fosse, por exemplo, "Há n dias não se trabalha" (sem "em que").

De qualquer maneira, eis algumas sugestões caso faça questão de reescrever a frase:

Não se trabalha em n dias no ano.

Em n dias no ano não se trabalha.

No ano, não se trabalha durante n dias.

| improve this answer | |
  • Como é que há n dias não se trabalha causa alguma confusão? A única coisa que isto pode significar é há n dias que não se trabalha. – Artefacto Jun 8 '16 at 9:53
  • Para alguém aprendendo português pode não ser tão óbvio, já que esse Há poderia significar Existem e Faz, pois a frase trocando o verbo por Fazer não pode continuar desse jeito "Faz n dias não se trabalha", ou por Existir "Existem n dias não se trabalha", frases nada idiomáticas. – André Lyra Jun 8 '16 at 14:51
  • @Artefacto Pelo menos na minha interpretação, Há n dias não se trabalha tem significado diferente de Há n dias em que não se trabalha. A primeira frase equivale a Não se trabalha faz n dias (ou seja, desde n dias atrás, e os dias são consecutivos); a segunda, a Não se trabalha em n dias (durante um período qualquer, e os dias não necessariamente são consecutivos). – Argumentum Jun 8 '16 at 22:42
  • Certo. O que estava a dizer é que a única interpretação possível de há n dias não se trabalha é há/faz n dias que não se trabalha, o que é diferente de há/existem n dias em que não se trabalha. Mas tu dizes que há n dias não se trabalha pode causar confusão. É aí que discordamos. Tanto quanto vejo, só há n dias que não se trabalha pode causar confusão, porque há falantes que suprimem a preposição em (estratégia cortadora), i.e., dizem há/existem n dias que não se trabalha por em que. – Artefacto Jun 8 '16 at 23:13
  • @Artefacto Concordo. Na verdade, expressei-me mal. Editei a resposta. – Argumentum Jun 9 '16 at 2:05

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.