3

Deve ser pronunciada como "dezóito" ou "dezôito"? Ou são as duas aceitáveis?

4
  • Em Portugal, quando alguém diz "dezóito", costumam perguntar: "Também dizes biscóito?". :)
    – Edu
    Jun 8, 2016 at 9:30
  • @Edu …e o primeiro pode retorquir, «E tu que dizes dezôito, nunca dizes óito?» Porque habitualmente quem diz “dezôito” diz “óito”, e vice-versa. Confrontar uma pessoa por causa da sua pronúncia regional não me parece boa ideia. Jun 10, 2016 at 18:26
  • @JúlioReis Eu não estava a dizer qual a versão correcta, apenas comentei algo que acontece em Portugal, mais concretamente aqui no Porto. Pois por aqui diz-se "dezôito", "ôito", "biscôito"... :)
    – Edu
    Jun 10, 2016 at 18:32
  • @Edu Cumprimentos a partir do Porto, também :) onde aliás, muito boa gente (que eu conheço) diz “óito”, p.ex. «ainda há óito dias estibe lá». (Sem ofensa, a pronúncia é muito interessante, seja com Ó aberto ou fechado.) Jun 10, 2016 at 18:56

2 Answers 2

6

A pronúncia no português europeu padrão é com o aberto — "dezóito". Dezoito com o fechado ("dezôito") é uma variante regional, usada no norte de Portugal.

Já no Brasil, só se usa a forma com o fechado.

Esta resposta de Carlos Rocha no Ciberdúvidas tem mais detalhes. Na mesma linha da citação de Leite de Vasconcelos aí dada, diz Ismael Coutinho nos seus Pontos de Gramática Histórica:

O ó de dezóito resultou da contração de o+o da forma arcaica dezooito (< dezaoito < *dece ac octo por duodeviginti)

1
  • Nas minhas andanças por terras de além-mar nunca percebi essa diferença. Em duas semanas estarei por aí novamente e vou prestar atenção a esse detalhe.
    – Centaurus
    Jun 7, 2016 at 1:06
0

Em Portugal, pronunciam "dezóito" ou "dezôito".

No Brasil, pronunciam "dezôito"

3
  • 1
    Estás parcialmente correto, pois, há portugueses que falam dezôito, com diz a Infopédia e o Priberam.
    – Schilive
    Oct 28, 2021 at 22:06
  • 1
    Bem observado @Schilive. Obrigado!
    – zewill
    Oct 28, 2021 at 22:24
  • Dei upvote no teu comentário para falar que eu li.
    – Schilive
    Oct 28, 2021 at 22:50

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.