Deve ser pronunciada como "dezóito" ou "dezôito"? Ou são as duas aceitáveis?
-
Em Portugal, quando alguém diz "dezóito", costumam perguntar: "Também dizes biscóito?". :)– EduJun 8, 2016 at 9:30
-
@Edu …e o primeiro pode retorquir, «E tu que dizes dezôito, nunca dizes óito?» Porque habitualmente quem diz “dezôito” diz “óito”, e vice-versa. Confrontar uma pessoa por causa da sua pronúncia regional não me parece boa ideia.– Júlio ReisJun 10, 2016 at 18:26
-
@JúlioReis Eu não estava a dizer qual a versão correcta, apenas comentei algo que acontece em Portugal, mais concretamente aqui no Porto. Pois por aqui diz-se "dezôito", "ôito", "biscôito"... :)– EduJun 10, 2016 at 18:32
-
@Edu Cumprimentos a partir do Porto, também :) onde aliás, muito boa gente (que eu conheço) diz “óito”, p.ex. «ainda há óito dias estibe lá». (Sem ofensa, a pronúncia é muito interessante, seja com Ó aberto ou fechado.)– Júlio ReisJun 10, 2016 at 18:56
2 Answers
A pronúncia no português europeu padrão é com o aberto — "dezóito". Dezoito com o fechado ("dezôito") é uma variante regional, usada no norte de Portugal.
Já no Brasil, só se usa a forma com o fechado.
Esta resposta de Carlos Rocha no Ciberdúvidas tem mais detalhes. Na mesma linha da citação de Leite de Vasconcelos aí dada, diz Ismael Coutinho nos seus Pontos de Gramática Histórica:
O ó de dezóito resultou da contração de o+o da forma arcaica dezooito (< dezaoito < *dece ac octo por duodeviginti)
-
Nas minhas andanças por terras de além-mar nunca percebi essa diferença. Em duas semanas estarei por aí novamente e vou prestar atenção a esse detalhe. Jun 7, 2016 at 1:06
Em Portugal, pronunciam "dezóito" ou "dezôito".
No Brasil, pronunciam "dezôito"
- Você pode verificar a pronúncia de palavras na voz de nativos da língua portuguesa aqui: https://forvo.com/pronounce/
-
1
-
1
-