4

Depois de ver "x" usado na televisão para eventos de desporto, por exemplo "Brasil x Alemanha", fiquei com a ideia que é abreviação para "versus" neste contexto.

Fiz uma pesquisa no SO.PT sobre o uso de "x", e encontrei um uso que não estou a entender. Na maioria dos casos entendei perfeitamente, porque "x" foi usado para significar:

• uma variável
  • um número não especificado
  • mesmo "versus" no significado que encontrei em varios dicionários, por exemplo no Aulete:

prep. Em oposição a; contra

Mas de vez em quando encontrei outro uso desta abreviação, onde parece significar outras coisas como "e", "com", "usando", "no contexto de" ou "perante": (ênfase minha)

Também encontrei um uso assim de "vs":

Pesquisei em três dicionários, mas não encontrei um significado de "versus" que me parece significar "no contexto de" nem "e". Também ainda não encontrei uma definição para a abreviação "x". Alguém pode me explicar estes significados?

2 Answers 2

5

Resposta por intuição:

Provavelmente o símbolo correto nessa situação seria, não a letra “xis” mas o sinal de multiplicação, ×. Penso que a leitura correta seja “com”: «HTML × Javascript» significa efetivamente «HTML com Javascript».

O sinal de multiplicação quererá dizer que cada um dos elementos indicados é um fator que entra na solução.

8
  • Esqueci completamente dessa possibilidade! Parece provável sim.
    – Dan Getz
    Commented Jun 5, 2016 at 13:53
  • 1
    @DanGetz Também me parece ser esta a explicação mais provável. Não percebo de computação, mas creio que aqui x significa interação. x é usado com esse significado em testes estatísticos na literatura em inglês (Googla por exemplo sex x age).
    – Jacinto
    Commented Jun 5, 2016 at 17:34
  • 1
    Indo na linha da acepção estatística, x também pode ser entendido tacitamente como cruzado com (no mesmo sentido que o cruzamento entre dois fatores -- a interação -- em um desenho experimental fatorial), o que tornaria as expressões acima mais razoáveis. Commented Jun 6, 2016 at 18:30
  • esse X não significaria oposição? Commented Jun 6, 2016 at 19:28
  • @AndréLyra nestas frases acho que oposição não faria sentido, visto que tem dois ou mais elementos que trabalham juntos. Acho que só podia significar oposição se for um caso de expressar ironia…
    – Dan Getz
    Commented Jun 8, 2016 at 14:55
-1

No Brasil, a palavra "versus" vem de algo contrário. Mas também é comum, devido sua forma de falar, ser comparada por "vezes", termo utilizado para multiplicação. Aí é uma das explicações para o "x" da multiplicação. A outra explicação é não é exatamente "Brasil vezes Alemanha", mas sim, já um simbolismo em relação a gols efetuados durante o jogo: "Brasil 0 x 4 Alemanha". Seria uma abreviação e a mais pertinente seria o "X". Algo como 0 "a" 4. E aqui, geralmente - não sei dizer ainda se é geral - no canto onde fica o resultado parcial/final do jogo, o time que aparece "em cima" - não aparece "lado a lado" e sim "em cima e embaixo" - é o mandante do jogo, ou seja, é no campo/cidade dele onde está ocorrendo o jogo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.