1

Gostaria de saber como é feita a regência do verbo entregar, alguém poderia me ajudar com isto?

1

1 Answer 1

2

Os exemplos e definições são retirados da 45.ª ed. do Dicionário de Verbos e Regimes de Fransisco Fernandes (citações omitidas):

entregarV: S̲N̲agente SNtema SPalvo

A preposição usada pode ser a ou, mais raramente, em (ver o exemplo sob depor).

• passar às mãos de, dar: Entreguei-lhe a carta.
  • restituir: Vos ordena que lhe entregueis castelos e fortalezas e lugares e vilas que heis tomado.
  • pagar: Entreguei-lhe o que lhe devia
  • confiar: E saiu, entregando os filhos a uma cunhada, esposa do irmão morgado
  • denunciar: Que me quereis vós dar, e eu vo-lo entregarei?, Dizem que tu entregaste os ladrões ao chefe da polícia.
  • vender: Entregarei o lote a quem mais der
  • depor: Morreu, enfim, S. Gonçalo, entregando a alma na rainha dos Anjos.
  • expressão fixa: entregar a alma a Deus — morrer.

O dicionário de Francisco Fernandes não inclui exemplos, mas o alvo pode ser uma oraganização:

O projecto de lei será entregue à/na Assembleia da República.

Sob pronominal no dicionário:

• render-se: Antes querem ao mar aventurar-se que nas mãos inimigas entregar-se.
  • confiar-se: Muito bem. Entreguemo-nos nas mãos de Deus. Fatalmente, a ti me entrego, o teu braço me conduz.

Nestes casos, parece-me mais discutível a natureza argumental de se:

• dedicar-se: Tendo-se entregado com fervor ao estudo, como um meio de afugentar pensamentos cruéis…
  • dar-se, dedicar-se inteiramente: Entregar-se à leitura dos clássicos.
  • deixar-se possuir de: entregar-se a vício ou paixão. Entegravam-se depois ao sono, nunca interrompido pelos cuidados nem pelos pesares.

É também listada uma variante (incoativa?) em que o beneficiário passa a sujeito, o tema é introduzido por de, e o agente desaparece:

tomar entrega ou posse de: Feito pelo secretário o termo de entrega do preso, se entrega dele o alcaide, Fico entregue do livro, que só tive tempo de folhear.

entregarV: S̲N̲agente SNtema

• atraiçoar, trair: E a Judas Iscariotes, que foi o mesmo que o entregou, Entregar o que nos confiou o seu segrêdo.
  • expressões fixas: entregar os pontos, entregar a rapadura com a palha e tudo — considerar-se vencido, desanimar.
1
  • Obrigado, foi de grande ajuda sua resposta. A indicação do aulete foi ótima, tem ajudado muito este dicionário.
    – Paulo Ferr
    Commented May 28, 2016 at 18:59

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.