Gostaria de saber como é feita a regência do verbo entregar, alguém poderia me ajudar com isto?
1 Answer
Os exemplos e definições são retirados da 45.ª ed. do Dicionário de Verbos e Regimes de Fransisco Fernandes (citações omitidas):
entregarV: S̲N̲agente SNtema SPalvo
A preposição usada pode ser a ou, mais raramente, em (ver o exemplo sob depor).
- passar às mãos de, dar: Entreguei-lhe a carta.
- restituir: Vos ordena que lhe entregueis castelos e fortalezas e lugares e vilas que heis tomado.
- pagar: Entreguei-lhe o que lhe devia
- confiar: E saiu, entregando os filhos a uma cunhada, esposa do irmão morgado
- denunciar: Que me quereis vós dar, e eu vo-lo entregarei?, Dizem que tu entregaste os ladrões ao chefe da polícia.
- vender: Entregarei o lote a quem mais der
- depor: Morreu, enfim, S. Gonçalo, entregando a alma na rainha dos Anjos.
- expressão fixa: entregar a alma a Deus — morrer.
O dicionário de Francisco Fernandes não inclui exemplos, mas o alvo pode ser uma oraganização:
O projecto de lei será entregue à/na Assembleia da República.
Sob pronominal no dicionário:
- render-se: Antes querem ao mar aventurar-se que nas mãos inimigas entregar-se.
- confiar-se: Muito bem. Entreguemo-nos nas mãos de Deus. Fatalmente, a ti me entrego, o teu braço me conduz.
Nestes casos, parece-me mais discutível a natureza argumental de se:
- dedicar-se: Tendo-se entregado com fervor ao estudo, como um meio de afugentar pensamentos cruéis…
- dar-se, dedicar-se inteiramente: Entregar-se à leitura dos clássicos.
- deixar-se possuir de: entregar-se a vício ou paixão. Entegravam-se depois ao sono, nunca interrompido pelos cuidados nem pelos pesares.
É também listada uma variante (incoativa?) em que o beneficiário passa a sujeito, o tema é introduzido por de, e o agente desaparece:
tomar entrega ou posse de: Feito pelo secretário o termo de entrega do preso, se entrega dele o alcaide, Fico entregue do livro, que só tive tempo de folhear.
entregarV: S̲N̲agente SNtema
- atraiçoar, trair: E a Judas Iscariotes, que foi o mesmo que o entregou, Entregar o que nos confiou o seu segrêdo.
- expressões fixas: entregar os pontos, entregar a rapadura com a palha e tudo — considerar-se vencido, desanimar.
-
Obrigado, foi de grande ajuda sua resposta. A indicação do aulete foi ótima, tem ajudado muito este dicionário. Commented May 28, 2016 at 18:59