2

Uma das supostas razões para o uso do AO90 em Portugal é o aproximar o Português Europeu ao Português do Brasil e de outros países que falem Português.

Portanto, pergunto se o AO90 tem sido aplicado no Brasil. Se sim, é possível encontrar exemplos nos jornais e em livros publicados recentemente?

3
  • 1
    Eu andei a bisbilhotar já há uns anos, e situação era a mesma que em Portugal: a nova grafia tinha sido adotada nos manuais escolares e em alguns jornais.
    – Jacinto
    May 24, 2016 at 12:36
  • 2
    Posso confirmar o que as bisbilhotices de @Jacinto lhe sugeriram. =) De fato, no Brasil tem sido utilizada a nova grafia, para incômodo e, por vezes, irritação nossa. Eu lembro que o uso ou não de hífen é frequente tópico de dúvida e controvérsia aqui. May 24, 2016 at 14:36
  • 2
    Em um comentário paralelo ao anterior, o objetivo do Acordo Ortográfico não foi exatamente aproximar o conjunto linguístico dos padrões europeu e brasileiro de Português, mas somente o registro escrito da língua inclusive para os padrões africanos e asiáticos de Português. Salvo engano meu, o AO não versou, em particular, sobre mudança de pronúncia ou de prosódia. May 24, 2016 at 14:40

1 Answer 1

2

O Acordo Ortográfico de 1990 tem sido utilizado pelas editoras brasileiras desde 2009 (ver estes links: Agência Brasil, Revista Exame) e é comum ver em reedições de livros alguns dizeres como os seguintes: "Grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 2009". Vale notar que mesmo entrando em vigor em 2009, somente em 2016 o acordo passou a ter caráter obrigatório (vide o Decreto nº 6.583, de 2008, conforme alteração de prazo feita em 2012).

Assim como as editoras, a maioria dos jornais também adota a nova ortografia desde 2009. Esse é o caso, p.ex., da Folha de S. Paulo ("Folha adota nova regra ortográfica no dia 1º", publicado em 28 de dezembro de 2008).

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.