5

Tenho que fazer um banner e estou na dúvida de que forma escrever:

"Jantar de Primavera" ou "Jantar da Primavera"

Português do Brasil

1 Answer 1

4

As duas formas são gramaticais e parecem transmitir exatamente a mesma coisa. Se eu tivesse de optar por um, talvez escolhesse "Jantar de Primavera" que soa mais idiomático aos meus ouvidos.

Uma possível diferença seria dada pela escolha do artigo, definido ou indefinido: eu diria que "um jantar de primavera", considera a possibilidade da ocorrência de outros jantares semelhantes, de primavera. "o Jantar da Primavera", no entanto, soa como se fosse o único jantar da primavera. Os outros seriam "do Inverno", "do Verão", etc.

5
  • @Centauros, mas ao utilizarmos a preposição "de" não daria o sentido que o jantar é feito de primavera? da = de (preposição) + a (artigo), temos então uma contração com pronome demostrativo?
    – David
    May 24, 2016 at 17:11
  • @David É verdade que "jantar de primavera" poderia, teoricamente, significar "um jantar feito de primavera". Contudo ninguém imaginaria isso ao ouvir "jantar de primavera". Quanto ao pronome demonstrativo, onde está ele? Não o vejo.
    – Centaurus
    May 24, 2016 at 22:22
  • Me referi ao pronome demonstrativo a relação entre Jantar e Primavera, não sei ao certo se é realmente pronome demonstrativo, mas me pareceu ser, desculpa :S
    – David
    May 24, 2016 at 22:44
  • 1
    @David Os pronomes demonstrativos são: este, esta, isto, aquele, aquela, aquilo, esse, essa, isso. :)
    – Centaurus
    May 24, 2016 at 23:20
  • 1
    O jantar da prima Vera ... O luau é de verão, o jantar é de primavera. May 25, 2016 at 16:40

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.