3

O par de frases seguintes é perfeitamente pacífico:

(a1) Desejamos vencer.
(a2) Vencer é tudo o que desejamos.

Mas como fica se usarmos um verbo com preposição? Comecemos com aspirar a no sentido de desejar (Aulete 4). Indico três possibilidades, com o número de resultados do Google search entre parenteses (apenas para “tudo ao/a/o que aspiro + aspiras + ... + aspiram”):

(b1) Aspiramos a vencer.
(b2) Vencer é tudo ao que aspiramos. (5)
(b3) Vencer é tudo a que aspiramos. (65)
(b4) Vencer é tudo o que aspiramos. (49)

A lógica parece ditar (b2): ao o da expressão tudo o que juntamos a preposição a requerida pelo verbo aspirar. Os internautas parecem não ser muito sensíveis a esta lógica. E eu também não sou extraordinariamente sensível, porque (b3) é a opção que me soa melhor. A (b4) tenho quase a certeza que está errada, Parece-me que não podemos dispensar a preposição, sob pena de o significado de aspirar mudar de “desejar” para “sugar”. No entanto (b4) é é muito comum na net (depurei os resultados de falsos positivos como tudo o que aspiramos a ser, tudo o que o [aspirador] aspira, etc.)

Vejamos agora a preposição por:

(c1) Lutamos pelo futuro dos nossos filhos.
(c2) O futuro dos nossos filhos é tudo pelo que lutamos. (154)
(c3) O futuro dos nossos filhos é tudo por que lutamos. (38)
(c4) O futuro dos nossos filhos é tudo o que lutamos.

Neste caso a preferência, ainda que não tão marcada, é a inversa: (c2), preposição por + o; enquanto que no caso anterior a opção equivalente, (b2), é rara. Incluí a (c4) só para ser exaustivo, pois não me parece fazer qualquer sentido. Nem indico os números, porque a maior parte dos resultados não seguem o padrão da minha frase.

Então quais são as opções corretas: tudo a que ou tudo ao que? Ou são as duas? E o mesmo para tudo por que ou tudo pelo que?

• Tens de ir até à última página. "tudo pelo que lutamos" tem 93 resultados, contra 27 de "tudo por que lutamos". – Artefacto May 23 '16 at 3:25
  • @Artefacto O Google ao menos podia manter as proporções. Juntei as restantes pessoas do verbo para conseguir uma amostra mais numerosa. – Jacinto May 23 '16 at 8:12
  • tudo o que é esquisito: clul.ul.pt/files/telmo_moia/tmoia_tesemestrado1992.pdf (pág. 75 e seguintes)... – Artefacto May 23 '16 at 17:34
  • Vê também a errata, entrada a respeito da pág. 82. Eu depois escrevo a resposta. – Artefacto May 23 '16 at 17:47
  • @Artefacto Espero que troques tudo aquilo em miúdos, que eu estou com dificuldade em acompanhar. – Jacinto May 23 '16 at 18:52
2

Comecemos por pôr de parte as frases 4, a não ser que queiras admitir frases como coisas que nós lutamos. A estratégia cortadora não é admitida na língua-padrão (exceto talvez num par de casos), e os exemplos que dás, não obstante a alta contagem para (b4), parece,-me claramente agramaticais. Talvez a alta contagem para (b4) se deva a uma confusão entre os dois predicados (pretender vs. sorver).

Em relação às outras, Telmo Móia, na sua tese de mestrado, considera-as todas possíveis, mas marginais, independente de o pronome relativo ser ou não marcado:

?Tudo com o que ele sonhou realizou-se. [pág. 75]
?Tudo com que ele sonhou realizou-se. [errata, entrada para a pág. 82]

Isto corresponde também à minha sensibilidade — as frases 2 e 3 causam-me bastante hesitação; preferiria certamente:

Vencer é tudo aquilo a que aspiramos. (55)
O futuro dos nossos filhos é tudo aquilo por que lutamos. (85)

cujas contagens, feitas pelo mesmo método, estão entre as de 2 e 3 em ambos os casos.

Tentarei agora resumir (quão fielmente não sei, dado que linguística não é a minha área) as razões, segundo o autor, por que as construções com tudo o que são especiais.

O autor analisa este tipo de contruções nas páginas 73-82. Em primeiro lugar, nota que o que (e quanto), contrariamente a outros morfemas relativos pronominais como quem, não admite tipicamente antecedentes expressos, mesmo quando os morfemas estão precedidos de preposição:

A pessoa a quem dei o livro aprendeu muitas coisas.
*As coisas ao que se assistiu em Díli chocaram a opinião pública mundial.

Sem antecedente expresso, a distribuição é semelhante à de quem (pág. 74).

Com tudo o que, surge um padrão estranho:

(209) Tudo o que ele disse é mentira.
(211) ?Tudo com o que ele sonhou realizou-se.

Se, por um lado, tudo é um antecedente de o que, então a frase (209) viola a propriedade (enunciada antes) de que as formas marcadas do operador relativo como o que ou quem não podem ocorrer em posição adjacente aos antecedente (*as pessoas quem). Se, por outro, tudo não for antecedente, então (211) não deveria ser possível, da mesma forma que com o que ele sonhou realizou-se ou a quem ele leu o livro aprendeu muitas coisas não o são (o autor assume que os morfemas marcados são fruto de um processo de fusão morfofonológica entre o antecedente nulo e o operador relativo, que aí seria impossível devido à interposição da preposição) (pág. 75-76).

O autor acaba avançando uma solução em que o antecedente nulo tem um mecanismo de legimitação diferente do das outras relativas e que passa por tudo, com o seu traço [-humano] identificar o conteúdo do antecedente. O autor nota que esta explicação é compatível com a possibilidade de tudo ocorrer em posição pós-verbal (onde não pode reger o antecedente nulo) quando existe o antecedente realizado aquilo:

(224) ?Aquilo com o que ele sonhou realizou-se tudo.

e também de relativas precedidas de tudo em que ocorre a forma não marcada que (dado que a forma marcada deixa de ser necessária para identificar o conteúdo do antecedente nulo):

?Tudo que ele disse é mentira.

• Vou precisar de digerir melhor a análise to Telmo. Eu só incuí as (4) para ser exaustivo. Creio que a alta contagem de (b4) vem de muita gente deixar cair a preposição quando aspiram a infinitivos: «aspiramos ser» (300 e tal no Google search) em vez de «aspiramos a ser» (198). – Jacinto May 26 '16 at 9:45

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.