3

Quando uma pessoa concorda completamente com algo que outra acabou de dizer é comum ouvir, pelo menos no Brasil:

Concordo contigo em gênero, número e grau!

Entendo a idéia da expressão acima, de concordar incondicionalmente em todos aspectos com a idéia anteriormente exposta. A expressão faz referência, creio eu, à existência da concordância nominal no Português, onde p.ex. um adjetivo concorda com o substantivo ao qual se refere em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).

TL;DR

Nesta expressão, o que significa concordar em grau?

• 1
    o grau do adjetivo. normaculta.com.br/grau-do-adjetivo – Centaurus May 17 '16 at 0:17
  • 1
    também o grau dos substantivos (aumentativo e diminutivo) – Centaurus May 17 '16 at 0:21
  • @Centaurus Mas, ao contrário do gênero e número, não existe concordância (flexão de um substantivo, p.ex.) com o grau, não é? – gmauch May 18 '16 at 23:26
  • Não entendi a tua pergunta. Poderias reformulá-la? – Centaurus May 18 '16 at 23:37
  • @Centaurus, eu achei que a expressão citada "Concordo em gênero, numero e grau" vinha do fato de concordar com o que alguém disse, ao mesmo tempo em que faz referência à concordância nominal da Gramática Portuguesa. Mas na gramática não existe concordância com o grau de um substantivo. Neste sentido perguntei "Por que concordar com o grau"?. Em outras palavras, eu acho que a expressão deveria ser apenas "Concordo em gênero e número", omitindo o grau! Ficou mais claro? – gmauch May 20 '16 at 11:04
4

a exemplo do que tu citaste sobre gênero e número, explicando com exemplo seria grau que é dividido em 3 tipos seria isso:

• Comparativo de igualdade: Lucas é tão extrovertido quanto seu irmão.
  • Comparativo de inferioridade: Lucas é menos extrovertido (do) que seu irmão.
  • Comparativo de superioridade: Lucas é mais extrovertido (do) que seu irmão.

assim a concordância em grau. ok?

| improve this answer | |

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.