7

Por que tantos instrumentos musicais são chamados de gaitas?

Isto é uma gaita (ou gaita de fole(s), cornamusa, museta, musette):

gaita de fole

Isto é uma gaita (ou harmónica, harmona, gaita de beços, gaita de boca):

gaita de boca

E isto também é uma gaita (ou acordeão ou sanfona; ver também o similar gaita de botão ou gaita-ponto):

enter image description here

Além de todas serem instrumentos de sopro, para mim elas parecem ter mais diferenças do que similaridades. Há alguma explicação etimológica (ou lógica) para todas terem o mesmo nome?

• Ora, os 3 têm relação com ar, não? – Enrico Brasil May 16 '16 at 17:13
  • gai·ta (origem obscura) substantivo feminino 1. [Música] Pequeno instrumento de sopro. – Enrico Brasil May 16 '16 at 17:30
  • 2 primeiros tem vários buracos para soprar, o que diferencia de uma flauta, ou outro instrumento de sopro. alguém entendeu que a sanfona segue a mesma lógica – André Lyra May 16 '16 at 19:54
  • Nota: em Portugal, um acordeão não se chama sanfona; a sanfona é o que em inglês se chama um «hurdy gurdy» - é um cordofone. – ANeves wants peace for Monica Oct 10 '16 at 17:37
  • Não encontrei consenso sobre nenhuma explicação etimológica, mas achei uma interessante: gaita viria the "gaíth", que é "vento" em irlandês antigo. Veja este artigo (em espanhol) – brandizzi Oct 10 '16 at 21:25
4

Originalmente, gaita era um instrumento de sopro genérico. Sem qualificador, o termo gaita refere-se à gaita de boca ou harmónica — ao menos na maior parte de Portugal e do Brasil. A gaita dita de fole é um instrumento bastante tradicional no Minho e na Galiza, onde pode ser referida como gaita sem qualificador.

No Rio Grande do Sul, até ao final do Século XIX, a gaita de fole também era muito usada na música popular, até que foi rapidamente substituída por um novo instrumento, o acordeão. Porque o acordeão passou a ser usado para todas as músicas em que antes se usava a gaita, ele passou a ser chamado naquela região de gaita também.

Paralelamente, o acordeão substituiu um outro instrumento no Nordeste brasileiro na mesma época e também lhe tomou o nome: a sanfona é, originalmente, um instrumento de cordas friccionadas — chamado em inglês de hurdy-gurdy.

3

Em Portugal, gaita é usada com vários significados, mas esses três da pergunta, não são certamente os mais usados, talvez a gaita de foles, mas sempre com «foles» a acompanhar.

gai·ta

(origem obscura) substantivo feminino

1. [Música] Pequeno instrumento de sopro, semelhante à flauta e de som agudo. = PÍFARO

2. [Música] O mesmo que gaita-de-beiços.

3. [Música] O mesmo que gaita-de-foles.Ver imagem

4. [Música] Instrumento composto de palhetas metálicas que entram em vibração por meio de um fole. = ACORDEÃO

5. [Zoologia] Orifício nas guelras da lampreia.

6. [Informal] Objecto desprezável. = PORCARIA

7. [Calão] Pénis. interjeição

8. [Informal] Indica irritação ou desagrado.

"gaita", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/gaita [consultado em 10-10-2016].

O priberam diz que os exemplos da pergunta são sinónimos de gaita, e talvez, até sejam usados com alguma frequência, embora as palavras mais usadas sejam gaita de foles, harmónica e acordeão, respetivamente.

Eu acho que os pontos mais utilizados, em Portugal, seriam o 1 e o 7 com alguma incidência do ponto 8.

Agora, respondendo à sua pergunta, o que parece ser comum a todos os pontos relativos a música (1,2,3,e 4), para além de serem instrumentos de ar (e não de sopro, no acordeão não se sopra) é o som estridente, agudo (no ponto 1 «e de som agudo») que todos eles produzem quando se toca sem fazer música.

Se repararem a priberam tem "origem obscura" como origem da palavra. Claro que isto é um bocado de achismo da minha parte, não consegui encontrar nada que me ajude a comprovar isto, só a minha intuição que me diz que uma gaita que é um instrumento de sopro de som agudo.

Só para terminar eu não fazia a menor ideia que um «acordeão» era também uma «gaita».

2

Aqui no Brasil não haveria confusão. Os três instrumentos têm nomes diferentes.

• O primeiro é uma "gaita de fole", instrumento que muitos logo associam aos "highlanders" da Escócia.

• O segundo é realmente o que chamamos de "gaita" no Brasil, de norte a sul. Pode também ser conhecida, regionalmente, por outros nomes mas "gaita" é a denominação genérica. É o que em Inglês chamam de "harmonica".

• O terceiro é um "acordeon" ou "acordeão". Os modelos pequenos e sem teclado são chamados de "sanfona".

• Hmm, então pode-se dizer que uma gaita de fole não é uma gaita? – Dan Getz May 16 '16 at 16:04
  • @DanGetz Sim, da mesma forma que o "porquinho da índia" não é um filhote de porco originário da índia, e nem o "pé-de-moleque" é o pé de um menino. – Centaurus May 16 '16 at 22:57
  • 2
    No Rio Grande do Sul gaita é o 3o instrumento. O 2o é conhecido como gaita-de-boca ou harmônica. – gmauch May 17 '16 at 2:38
  • 2
    @Centaurus na verdade, em Portugal também não costuma haver confusão, o costume é chamar gaita de foles, harmónica e acordeão, respetivamente. – Jorge B. Oct 10 '16 at 8:24
  • 1
    @gmauch - Isso. Gaita ou gaita-piano, por causa do teclado. – Luís Henrique Oct 10 '16 at 19:33

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.