6

A dúvida reside em escrever a seguinte frase:

Em ... consiste esta técnica?

Devo usar que ou quê? Estava voltado a usar "quê", pois entendia como "algo indeterminado". No entanto, entendo também que o "que" referencia pessoas ou coisas, e, no meu caso, quero dizer algo como "em (qual coisa) consiste esta técnica?".

Estou com bastante dúvida, agradeço se me puderem dar orientação.

3
  • Eu costumo escrever quê quando este vier seguindo um artigo definido e indicar "alguma coisa". ex: O quê é isso?". Também soa melhor em frases exclamativas coloquiais que aceitariam dois "que". Ex: *O quê que é isso?!" Commented Aug 4, 2016 at 11:32
  • 1
    Aqui em Portugal é sempre em que consiste essa técnica, ou mais comumente, no que é que consiste... Mas nós pronunciamos que e quê de forma diferente. Portanto só temos que seguir o ouvido.
    – Jacinto
    Commented Nov 25, 2016 at 19:41
  • 1
    @Jacinto obrigado, ficou bem melhor :)
    – eightShirt
    Commented Nov 25, 2016 at 22:04

1 Answer 1

7

A palavra [que] é realmente um curinga da Língua Portuguesa, pois pode ser usada em várias situações e com várias funções: pronome, conjunção, substantivo, advérbio, preposição, etc.

Nesse caso usaria [que]. Está antes de um verbo e conseguimos substituir por "qual coisa" como você diz. Aqui tem um exemplo semelhante. Diz que emprega-se [que] "quando se consegue substituir por 'o qual' ou 'a qual': o hotel, que consideram o melhor, é um paraíso". O Dicionário Aulete diz que "antes de um verbo, podem ocorrer 'que' ou 'o que', sendo este último o mais usado".

Já [quê] empregado-se no caso de substantivo, pronome interrogativo, interjeição ou expressão interrogativa, como descreve o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

quê (latim quem)
substantivo masculino
1. Dificuldade, complicação (ex.: ainda há uns quês por resolver).
2. Alguma coisa (ex.: acho que isto tem um quê de subversão).
pronome interrogativo
3. Expressão usada para questionar o que foi dito anteriormente ou como pedido de repetição do que foi dito (ex.: Quê? Não percebi...). = COMO, O QUÊ
interjeição
4. Expressão usada, com .entonação interrogativa, para indicar espanto ou contrariedade (ex.: Quê?! Ainda não acabou?). = O QUÊ

"que", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/que [consultado em 30-04-2016].

O seu [que] não tem essas funções. Parece ter a função de conjunção, e não leva acento.

1
  • Qual è que é a diferença entre um pronome interrogativo e uma 'expressão interrogativa', mesmo? Commented Jul 14, 2016 at 21:19

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.