8

Used in a TV Series (Breaking Bad), the expression "break bad" meaning to challenge conventions, to defy authority and to skirt the edges of the law.

Does there exist any equivalent expression in Portuguese (Europe/Brazilian)?

Usado em uma série de TV (Breaking Bad), a expressão "break bad" significa desafiar o que é convencional, desafiar uma "autoridade" ou contornar "a lei".

Existe alguma expressão equivalente em Português (Europeu/Brasileiro)?

18
  • 2
    Boa pergunta, esta é daquelas expressões que prefiro manter na língua original.
    – Jorge B.
    Jul 15, 2015 at 14:53
  • Tenho a mesma opinião do Jorge
    – LucasMotta
    Jul 15, 2015 at 14:58
  • @LucasMotta não entendo muito de inglês (nem de Portugues), mas acho que não é um termo só ligado a "lei", mas sim a atitude boa e má, neste caso eu conheço um termo usado no Brasil ao menos que seja equivalente, mas eu postei e não respondi, tanto para dar a oportunidade de participação, quanto de alguém trazer uma resposta melhor.
    – Reptile
    Jul 15, 2015 at 15:00
  • 7
  • 1
    Nunca tinha visto essa pergunta, mas lá no stack de english learners tem um tópico que fiz a um bom tempo atrás ell.stackexchange.com/questions/51502/… Dec 16, 2016 at 13:51

1 Answer 1

1

Chutando o Balde

Ou ainda

Chutando o Pau da Barraca (Brasil)

É um dos casos clássicos de phrasal verbs, cuja tradução literal não faz sentido (ficaria algo como "quebrando feio" no literal).

2
  • Chutando o balde também é no Brasil, concordo contigo. O sentido de ambos seria por exemplo quando você está fazendo uma tarefa usando o balde ou preparando a barraca e tudo da errado, então você fica irritado e chuta as coisas. Ao menos é o que me parece.
    – Reptile
    Jul 17, 2015 at 14:49
  • Contornar a lei é "dar um jeitinho". Interessante, segundo o google translator "breaking bad" seria "liberando o mal". Jan 19, 2016 at 18:54

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.