3

Exemplos:

Uma laranja cai de madura num quintal português.

Esta maioria política vai cair de madura. [Correio da Manhã] e [Nicole cai de madura]

4
  • 1
    Olá user948, bem-vindo ao melhor site de língua portuguesa em todo o mundo e arredores. No segundo exemplo, cair de madura é usado em sentido figurado; se puderes dar mais contexto, será mais fácil interpretar, e obterás uma resposta melhor. Imagino que tenhas tirado essas frases de algum lado. Não queres indicar a fonte?
    – Jacinto
    Apr 25, 2016 at 18:27
  • Olá Jacinto, obrigado pela resposta! O contexto do primeiro exemplo: é o que está escrito debaixo duma imagem em que uma laranja está a cair (talvez "de madura" signifique "por ser madura"?). A segunda frase é desta página: cmjornal.xl.pt/opiniao/detalhe/… e ainda encontrei um vídeo em que uma rapariga dança e depois cai cujo título é "Nicole cai de madura" youtube.com/watch?v=FyWoGPEascE
    – user948
    Apr 25, 2016 at 19:04
  • Será que não caberia a ideia de despencar? Apr 27, 2016 at 19:41
  • User948, ainda acerca da outra pergunta: vê autuar no dicionário, e se a relação com multar ou a situação no vídeo continuar a suscitar dúvidas, isso aí já seria objeto para uma pergunta válida.
    – Jacinto
    Dec 8, 2016 at 12:28

3 Answers 3

4

Não tenho a certeza mas segundo a explicação dada no Dicionário Informal penso que nesse contexto poderá querer dizer "cair por si própria" no sentido de "não se vai aguentar", possivelmente para significar figurativamente que não vai durar ou vai ter um fim prematuro por estar "condenado à partida".

Poderá alternativamente querer dizer "cair de velho" ou "apodrecer".

2
  • fixe, obrigado!
    – user948
    Apr 26, 2016 at 9:02
  • 1
    É exatamente isso.
    – Jorge B.
    Apr 29, 2016 at 10:04
3

Atentando ao exemplo, e usando a expansão de significado, podemos entender que "cair de maduro" significa "ficar inadequado", "passar de seu tempo", "perder a relevância em vista de acontecimentos/fatos/características recentes/novas subjacentes a algo". Enfim, é algo que tende a ruim, e que deve ser substituído porque inadequado, antiquado.

0
1

Olha, nesse contexto aí da segunda frase, eu não faço ideia do que quer dizer, mas aqui no Brasil eu lembro que quando eu era pequeno se dizia "caiu de maduro" só de brincadeira quando alguém levava um tombo digno de risada, que nem no vídeo que você mostrou aí do "Nicole cai de madura".

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.