4

Em português europeu, como se chama uma pergunta, feita a muitos indivíduos e com várias opções pré-definidas, das quais cada um dos respondentes escolheria uma?

Caros convidados, escolham o prato que preferem para o meu jantar de aniversário. As opções que temos são:

1. Lombo assado;
  2. Robalo grelhado;
  3. Ou lasanha de legumes.

Como se chama isto?

• Um inquérito?
  • Uma votação?
  • Uma sondagem?

Em inglês, chama-se uma poll (Longman Dictionary):

1. [countable] the process of finding out what people think about something by asking many people the same question, or the record of the result [= opinion poll, survey]:
    • A recent poll found that 80% of Californians support the governor.
    • Polls indicate that education is the top issue with voters.
    • Labour is ahead in the polls.
    • The latest public opinion poll showed that 25% of us consider ourselves superstitious.
9
  • 1
    «Enquete» não é usado em Portugal.
    – ANeves
    Apr 19, 2016 at 9:12
  • 1
    Já respondeste à tua pergunta. «Inquérito»/«sondagem» ou «votação», consoante o caso.
    – Artefacto
    Apr 19, 2016 at 10:38
  • Mas um inquérito não é mais como um questionário? Isso não seria uma poll. Uma sondagem talvez seja, não tenho bem a certeza. (Senão não perguntaria.) E uma votação é mais abrangente. Em inglês há uma palavra especificamente para isto, e eu procuro essa palavra em português, @Artefacto .
    – ANeves
    Apr 19, 2016 at 10:53
  • As opções têm que ser pré-definidas?
    – Jacinto
    Apr 19, 2016 at 11:13
  • Sim, @Jacinto , são pré-definidas: Caros convidados, escolham o prato que preferem para o meu jantar de aniversário. As opções que temos são: 1) lombo assado, 2) robalo grelhado, ou 3) lasanha de legumes.
    – ANeves
    Apr 19, 2016 at 11:17

2 Answers 2

5

Poll na aceção 1 do Longman Dictionary, citado na pergunta, equivale ao português sondagem, mas no teu exemplo eu usaria inquérito.

Presumo que irias pedir a cada convidado que escolhesse o seu prato. Ora as polls e sondagens (ver Aulete 5) são feitas por amostragem: fazem-se as perguntas apenas a algumas pessoas (a amostra) para se inferir a opinião ou hábitos da população a que essas pessoas pertencem. Mais ainda, nas sondagens recolhem-se opiniões, intenções de voto, informações sobre hábitos. Nunca ouvi falar de sondagens para pedir a pessoas para escolher algo, como no teu exemplo. Mas se tivesses, digamos, dois mil convidados, poderias fazer uma sondagem: perguntavas a uns duzentos escolhidos aleatoriamente o que tencionavam comer, para teres uma ideia do que ias precisar para os dois mil.

Inquérito pode também ser usado com este significado. Veja-se o que diz o Dicinário da Academia das Ciências de Lisboa:

5. Estudo de uma determinada questão, social, económica, política..., através da recolha das opiniões, testemunhos, das pessoas. À saída do supermercado respondeu a um inquérito sobre a qualidade dos serviços prestados.

Por exemplo, o Inquérito ao Emprego do Instituto Nacional de Estatística de Portugal é uma sondagem em que eles inquirem regularmente uma amostra de uns milhares de pessoas acerca da sua situação laboral (eu fiz parte dessa amostra recentemente).

No entanto, inquérito tem o significado mais geral de ‘ato ou resultado de inquirir’ (Aulete), o que se aplica perfeitamente ao teu caso: tu inquires os teus convidados acerca do prato que eles querem comer. Um exemplo semelhante mas real é o inquérito ao serviço docente realizado anualmente na minha universidade, em que cada docente indica as disciplinas que está disponível para lecionar no ano seguinte.

Mas se quisesses servir um só prato, podias organizar uma votação entre os teus convidados para decidir por maioria o prato a servir no jantar.

2

Com o exemplo que tu deste, eu diria que se trata de uma votação.

Caros convidados, escolham o prato que preferem para o meu jantar de aniversário. As opções que temos são:

1. Lombo assado;
2. Robalo grelhado;
3. Ou lasanha de legumes.

A razão disto é que tanto em inquéritos, questionários ou sondagens, podem existir por vezes, perguntas de resposta livre, dando oportunidade a quem está a responder, de escolher a sua resposta.
Em relação a uma votação, esta tem como principal elemento, uma ou mais perguntas, em que cada uma possui um conjunto de respostas em que, segundo instruções de quem pergunta, poder-se-á ou não escolher mais que uma resposta.
É como se estivéssemos a falar de perguntas de escolha-múltipla, pois é nisto que se baseia uma votação.

Podes consultar aqui alguma informação adicional relativa a este tema:
Definição de voto/votação

Não quero com isto dizer que os outros termos não sejam utilizáveis, apenas acho que neste caso concreto, o termo mais indicado é votação.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.