10

Gato, para além do simpático animal, pode designar um erro de tipografia (Aulete 13) e, pelo menos em Portugal, também um engano num manuscrito (Priberam 9 e 10). As pobres das gralhas, uns pássaros da família dos corvos, partilham a sorte dos gatos (Aulete 3 e Priberam). Em Portugal também podemos engatar contas (Priberam 8).

Quando é que gato e gralha passaram a ter estes significados? Há alguma razão plausível para isso?

Podem ver e ouvir aqui a gralha de bico vermelho e mais a gralha preta aqui e ainda a gralha de nuca cinzenta aqui.

enter image description here

• 1
    @JorgeB. Ah, descobriste uma gralha. Mas olha que era uma gralha bem apropriada. – Jacinto Apr 14 '16 at 14:05
  • Não me digas que foi propositada... Foi? – Jorge B. Apr 14 '16 at 16:18
  • @JorgeB. Não, não foi. Descobri-a agora quando fui ver o que tinhas feito. – Jacinto Apr 14 '16 at 16:32
  • 2
    Curiosidade: no Brasil, gralha é somente o animal, entretanto Gato pode significar (além do animal, claro) um desvio ilegal dos cabos de telefone, TV, luz, etc. Ex: "O vizinho fez um gato para poder usar a TV a cabo." :) – Guilherme Z. Santos Nov 24 '16 at 20:04
  • Enquanto engenheiro electrotécnico, estou muito habituado a procurar "gatos" quer no código quer em circuitos/placas electrónicas. Para nós, também pode significar "bugs". – Joum Feb 22 '17 at 17:14
0

Erro tipográfico Segundo Frederico Porta,1 em tipografia, tudo o que não concorda ... (gralha,2 pastel,3 gato,4 salto,5 repetição,6 transposição de palavras e ...

https://books.google.pt/books?id=CjO69jysE8AC&pg=PA74&lpg=PA74&dq=%C2%ABgatos%C2%BB+e+%C2%ABgralhas+erros+tipograficos&source=bl&ots=iSejAQ-1Rw&sig=ACfU3U08v9_A8itoemMBmkG0VyQNLES_-A&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjlyuSWs6vpAhUSmBQKHUgNAhYQ6AEwAnoECAcQAQ#v=onepage&q=%C2%ABgatos%C2%BB%20e%20%C2%ABgralhas%20erros%20tipograficos&f=false

| improve this answer | |

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.