À primeira vista, "vamos" é o verbo "ir" conjugado na primeira pessoa do plural do presente do indicativo, do imperativo afirmativo ou do presente do subjuntivo. Neste caso, no entanto, com o significado que tem na frase, seria um verbo defectivo? Poderíamos conjugá-lo em todas as pessoas desse tempo verbal? Mas não poderia também "vamos", isoladamente conforme no exemplo, ser uma interjeição?
-
1"Vamos" neste caso seria o verbo ir no imperativo (primeiro pessoa do plural), não no presente, pois é uma ordem. Porém, como é uma ordem para uma pessoa (você) e o locutor não participa, o correto no imperativo seria: "vai, responde a minha pergunta!". Sendo assim, acredito que "vamos" está sendo utilizado como interjeição. Do mesmo jeito que usamos quando torcemos para um time de um esporte qualquer ("vamos!" ou mais coloquial: "vamo!").– ArtLyraApr 4, 2016 at 9:27
-
@PortuguêsAzul Concordo com a conclusão, mas a minha argumentação é diferente: mesmo em vai, responde eu interpreto vai como interjeição, porque vai não indica aí nenhuma ação a praticar nem é verbo auxiliar; limita-se a exprimir encorajamento.– JacintoApr 10, 2016 at 19:55
1 Answer
A interpretação razoável deste vamos é como interjeição. As gramáticas aconselham no entanto o uso do ponto de exclamação: Vamos! (Gramática Básica Aulete).
Só Português explica que as interjeições «são uma espécie de “palavra-frase”, ou seja, há uma ideia expressa por uma palavra (ou um conjunto de palavras - locução interjetiva)», e ainda que «interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas». Vamos é classificada como interjeição de «animação ou estímulo» nesta outra página do Só Português, e de «animação, encorajamento» na Infopédia.
E é assim que eu interpreto o nosso exemplo. Com vamos, o locutor procura agir sobre o interlocutor, reforçando a ordem para responder à pergunta. Com um contexto mais alargado ou entoação na comunicação oral, poderíamos precisar melhor o significado de vamos: poderia por exemplo exprimir impaciência e intimação ou solidariedade e encorajamento.
É claro que nós reconhecemos nesta interjeição o imperativo do verbo ir, e na sua origem estará o uso do verbo em expressões como vamos embora ou vamos então esclarecer o assunto, em que o verbo é igualmente usado para exortar. Mas nestas frases, vamos não é só um encorajamento: indica também, no segundo caso em conjunto com o verbo a que serve de auxiliar, a ação a praticar. No nosso exemplo vamos não indica qualquer ação a praticar: não está ligado a outro verbo a que possa servir de auxiliar (para isso teria que ser vamos responder ou vamos respondendo), nem indica qualquer ação descrita pelo verbo ir. É portanto puro encorajamento: uma interjeição.
-
1
-
-
Sim, também vejo "vamos" usado em todas essas situações: como encorajamento ("Vamos, Ronaldo, chuta! Chuta! Goool) , intimação ("Vamos, responda a minha pergunta ou lhe meto bala na caixola"), de empatia e solidariedade ("Vamos, não fique triste. Tudo vai se resolver") e vários outros significados. Apr 11, 2016 at 14:29
-
1@Centaurus Sim, e o que é fundamental é que é só uma expressão de encorajamento/intimação sem significar mais nada. Em «meus caros, vamos lá esclarecer isto tudo», também há uma expressão de encorajamento, mas neste caso vamos tem o sentido habitual do verbo, neste caso servindo de auxiliar a esclarecer, portanto não é interjeição.– JacintoApr 11, 2016 at 19:04