Qual é a diferença entre caminhar e andar? Ambos verbos significam to walk.
3 Answers
O verbo «andar» significa muito mais do que simplesmente «caminhar». O Priberam apresenta 19 significados. É até um verbo copulativo que «assinala o prolongamento de um estado episódico, mas veicula implicitamente a ideia de que está em vias de se tornar habitual» (Gramática do Português da Gulbenkian, p. 1312).
«Andar» tem também significados próximos de «caminhar» e nalgumas situações são sinónimos. Mas «andar» refere-se mais ao ato de locomoção, independentemente de haver ou não um caminho que é percorrido:
- O meu filho já anda.
- Aqui acaba a estrada. Podemos andar [=ir a pé] o resto do caminho.
- Nunca vi ninguém andar tão depressa.
«Caminhar» também pode ser usado neste sentido, mas é formal, ou pouco natural. Geralmente, «caminhar» significa percorrer um caminho (a pé); o registo é um pouco mais alto e é muitas vezes usado em sentido figurado:
- Quando caminhamos da Praça do Império para a rua de Belém, no local onde divergem a rua dos Jerónimos e a Calçada do Galvão, atingimos o Largo do Chafariz de Belém [...].
- Ele costumava caminhar pelo bairro. [Curiosamente, andar pelo bairro é possível, mas não significa necessariamente que ele se deslocava a pé]
- [figurado] Marreiros Alves, da CDU, caminha para o terceiro mandato à frente do município de Aljezur.
- [figurado] Estamos a caminhar para a destruição da arte em nome da própria arte, e da sua difusão.
«Andar» não pode ser usado em três das frases acima (e noutra não tem o mesmo significado); talvez por não ter tanto essa noção de caminho/destino, não se usa com a preposição «para» (na primeira frase, poderia usar-se «andar até», com a noção próxima de limite).
Complementando o que já foi dito na resposta acima, em pt-BR é comum usarmos o verbo "caminhar", em preferência a "andar, quando estamos nos referindo à atividade física, ao exercício.
"Eu geralmente caminho pela manhã. Tenho feito caminhadas de 10 km."
"O médico recomendou que eu caminhasse pelo menos 20 minutos diariamente."
É menos comum ouvirmos "ando pela manhã" e "que eu andasse".
-
1Na primeira, seria estranho usar «ando» em Portugal (pensaria «andas o quê?», ou seja, não conseguiria recuperar o significado «caminhar» de «andar»), seria «dou um passeio», «faço uma caminhada», dependendo de quão séria fosse a atividade. Na segunda, «andasse» serve perfeitamente. «Caminhar» também está bem nos dois casos, mas soa um pouco formal. Commented Apr 4, 2016 at 1:26
-
Ele quis dizer que caminhada é o nome do exercício, e o comum é usar o verbo adequado para se tratar do assunto. Commented May 20, 2016 at 18:48
Caminhe a pe...se vc não caminhar a pe de que outro jeito vc vai caminhar????de ônibus, de carro?lógico q não...então use caminhe a pe. Andar e só para designar com que vc vai andar e não caminhar....ex.vou andar de carro vc não é correto dizer vou caminhar de carro.
-
Andar também pode ser 'andar a pé', além de ter montes de outros significados.– JacintoCommented Aug 8, 2019 at 14:23