16

Qual é a diferença entre caminhar e andar? Ambos verbos significam to walk.

3 Answers 3

14

O verbo «andar» significa muito mais do que simplesmente «caminhar». O Priberam apresenta 19 significados. É até um verbo copulativo que «assinala o prolongamento de um estado episódico, mas veicula implicitamente a ideia de que está em vias de se tornar habitual» (Gramática do Português da Gulbenkian, p. 1312).

«Andar» tem também significados próximos de «caminhar» e nalgumas situações são sinónimos. Mas «andar» refere-se mais ao ato de locomoção, independentemente de haver ou não um caminho que é percorrido:

• O meu filho já anda.
  • Aqui acaba a estrada. Podemos andar [=ir a pé] o resto do caminho.
  • Nunca vi ninguém andar tão depressa.

«Caminhar» também pode ser usado neste sentido, mas é formal, ou pouco natural. Geralmente, «caminhar» significa percorrer um caminho (a pé); o registo é um pouco mais alto e é muitas vezes usado em sentido figurado:

• Quando caminhamos da Praça do Império para a rua de Belém, no local onde divergem a rua dos Jerónimos e a Calçada do Galvão, atingimos o Largo do Chafariz de Belém [...].
  • Ele costumava caminhar pelo bairro. [Curiosamente, andar pelo bairro é possível, mas não significa necessariamente que ele se deslocava a pé]
  • [figurado] Marreiros Alves, da CDU, caminha para o terceiro mandato à frente do município de Aljezur.
  • [figurado] Estamos a caminhar para a destruição da arte em nome da própria arte, e da sua difusão.

«Andar» não pode ser usado em três das frases acima (e noutra não tem o mesmo significado); talvez por não ter tanto essa noção de caminho/destino, não se usa com a preposição «para» (na primeira frase, poderia usar-se «andar até», com a noção próxima de limite).

6

Complementando o que já foi dito na resposta acima, em pt-BR é comum usarmos o verbo "caminhar", em preferência a "andar, quando estamos nos referindo à atividade física, ao exercício.

• "Eu geralmente caminho pela manhã. Tenho feito caminhadas de 10 km."

• "O médico recomendou que eu caminhasse pelo menos 20 minutos diariamente."

É menos comum ouvirmos "ando pela manhã" e "que eu andasse".

2
  • 1
    Na primeira, seria estranho usar «ando» em Portugal (pensaria «andas o quê?», ou seja, não conseguiria recuperar o significado «caminhar» de «andar»), seria «dou um passeio», «faço uma caminhada», dependendo de quão séria fosse a atividade. Na segunda, «andasse» serve perfeitamente. «Caminhar» também está bem nos dois casos, mas soa um pouco formal.
    – Artefacto
    Commented Apr 4, 2016 at 1:26
  • Ele quis dizer que caminhada é o nome do exercício, e o comum é usar o verbo adequado para se tratar do assunto. Commented May 20, 2016 at 18:48
-1

Caminhe a pe...se vc não caminhar a pe de que outro jeito vc vai caminhar????de ônibus, de carro?lógico q não...então use caminhe a pe. Andar e só para designar com que vc vai andar e não caminhar....ex.vou andar de carro vc não é correto dizer vou caminhar de carro.

1
  • Andar também pode ser 'andar a pé', além de ter montes de outros significados.
    – Jacinto
    Commented Aug 8, 2019 at 14:23

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.